EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Artigo: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rowsyklea • 5/10/2013 • 449 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
Nos últimos anos, a Educação à Distância - EAD vem se tornando cada vez mais importante na área da educação formal e na formação e atualização profissional, dando oportunidade de acesso à educação para as pessoas que por algum motivo não tiveram a oportunidade de adquirir a formação almejada através dos meios tradicionais de ensino.
Sendo assim, fazer parte de um curso à distância com a ajuda das tecnologias digitais, significa ir a fundo em um mundo virtual no qual a comunicação acontece consideravelmente através da leitura e interpretação de materiais didáticos variados.
Os ambientes educacionais virtuais devem ainda, serem planejados de forma a disponibilizar o maior número possível de instrumentos que favoreçam a interação contínua entre o professor x aluno x aluno. Para tanto, é indispensável o uso das ferramentas para desenvolver a cooperação e a interação para os embates de ideias e, consequentemente a construção do conhecimento.
Na EAD existem três fatores fundamentais: a autonomia, a interação e a cooperação. A autonomia pode ser definida como a capacidade de autogoverno, autocontrole para gerir a si próprio, sem a dependência e o controle de uma outra pessoa, nos tornando assim, capazes de tomarmos nossas próprias decisões. A autonomia é constituída ao longo da vida.
Na educação à distância, o aluno tem a autonomia de definir o horário, o local e o tempo em que deve estudar, sendo o maior responsável pela construção do seu conhecimento, devendo assumir uma postura diferenciada e investigativa, executando e dirigindo ações que concretizem o seu aprendizado.
A aprendizagem caracteriza-se por uma série de processos ativos que permeiam a vida e garantem a interação com os demais e com o meio, proporcionando uma aprendizagem constituída através de elementos de mediação baseado na troca de experiência de um determinado grupo. Na Educação à Distância as ferramentas de interação virtual e presencial são indispensáveis para a construção do conhecimento porque possibilitam a troca de informação entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem.
Na EAD a cooperação entre os participantes é indispensável para se chegar ao objetivo almejado. Isso porque o aluno torna-se responsável pelo seu próprio aprendizado e também pela aprendizagem dos demais participantes do grupo, uma vez que o conhecimento se dá através dessa reflexão coletiva, levando assim à compreensão de que se obtém melhores resultados por meio da troca de experiência, do que estudando sozinho.
Nesse contexto, conclui-se que o aluno de um curso na modalidade de Educação à Distância pode aumentar o seu nível de autonomia, interação e cooperação organizando o seu tempo, definindo os seus horários e local de estudo assumindo uma postura responsável e autônoma, porém levando em consideração o processo de interação e cooperação entre os demais participantes desse processo de ensino e aprendizagem.
...