EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
Relatório de pesquisa: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BauerMMendes • 19/4/2014 • Relatório de pesquisa • 1.835 Palavras (8 Páginas) • 386 Visualizações
PORTFÓLIO - UTA DIVERSIDADE CULTURAL
SÃO LEOPOLDO
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL..........................................................04
3 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS ............. ....................................06
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................09
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
INTRODUÇÃO
O presente portfólio é referente à atividade realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Diversidade Educativa , tendo como objetivo a realização da elaboração do relatório de estágio.
Este trabalho é de grande importância para nós estudantes de pedagogia, pois no oportuniza a vivência e a comparação entre teoria e a prática educativa nas escolas e nos mostra a realidade e a diversidade de costumes, gêneros, etnias e condições sócio-econômicas diversas.
A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a de observação em sala de aula modalidade EJA, conversa e entrevistas com professores e até mesmo com alunos.
O trabalho é composto por uma breve fundamentação teórica de acordo com o tema trabalhado e uma apresentação de dados coletados através do presente relatório de pesquisa.
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
A palavra diversidade está relacionada à qualidade daquilo que é diverso, diferente e variado, ou da variedade. A diversidade cultural se manifesta na sociedade através das diferentes crenças, gêneros, raças, idéias, estilo de vida, tradições e a sociedade contribui através da constante mudança em busca de uma qualidade de vida melhor fazendo com que aconteçam a troca de diferentes saberes, de acordo com Gomes (2008, p.3):
A diversidade está colocada para a educação como um dado social ao longo de nossa história. Entendê-la é dialogar com outros tempos e com múltiplos espaços em que nos humanizamos: a família,o trabalho, a escola, o lazer, os círculos de amizade, a história de vida de cada um. Refletir sobre a escola e a diversidade cultural significa reconhecer as diferenças, respeitá-las, aceitá-las e colocá-las na pauta das nossas reivindicações, no cerne do processo educativo. E o reconhecimento das diferenças não é algo fácil e romântico. Nem sempre o diferente nos encanta. Muitas vezes ele nos assusta nos desafia, nos faz olhar para a nossa própria história, nos leva a passar em revista as nossas ações, opções políticas e individuais e os nossos valores. Reconhecer as diferenças implica em romper com preconceitos, em superar as velhas opiniões formadas sem reflexão, sem o menor contato com a realidade do outro.
A linguagem, a escrita, a família que nos apresenta a uma cultura regras que determinam nosso modo de vida, são fatores primordiais para a evolução da sociedade. Através da educação constante podemos formar cidadãos críticos, participativos e capazes de transformar o meio em que vivem.
A escola contribui na construção da identidade cultural dos alunos propiciando uma abertura para o diálogo e para as pesquisas, fazendo com que exista uma atitude investigativa, uma atitude curiosa diante das diferentes situações cotidianas, valorizando as diferenças através de trabalhos e projetos, incorporando elementos que demonstrem o quanto os alunos evoluem em suas atitudes.
A sociedade tem um papel fundamental na construção da Diversidade, nela construímos nossa identidade social e nos afirmamos pertencentes a um grupo ao qual nos identificamos pelos mesmos valores, regras e padrões comuns e aprendemos a aceitar que não somos um único grupo e podemos a conviver e aprender com as diferenças. De acordo com Michaliszyn (2007, p.118):
A percepção da necessidade de coexistência harmônica entre diferentes culturas num mesmo território, por considerá-lo como um dos prováveis caminhos para a garantia dos direitos e o respeito ao outro e suas diferenças.
Esse multiculturalismo no processo educativo implica na integração das diferenças culturais, no respeito e tolerância à escolha de cada indivíduo reconhecendo todos como iguais em dignidade e direitos, fazendo perceber a diversidade humana e as diferentes formas de ver o mundo e desafiando a aprender o respeito e amor pela vida.
APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonina Ramires da Silveira, localizada na Rua Estrada dos Ramires, s/nº,
...