EDUCAÇÃO JURÍDICA
Casos: EDUCAÇÃO JURÍDICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ewertonrodrigues • 20/4/2014 • 356 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa teve como objeto de estudo a formação dos docentes que atuam nos cursos de bacharelado em Direito nas faculdades, centros universitários e universidades distribuídas pelo Brasil. E por meio de uma abordagem quantitativa, elaborar um Estado da Arte sobre Educação Jurídica, tendo uma ampla cartografia da oferta (ou não) de disciplinas relacionadas à metodologia nos cursos de formação de bacharéis em Direito.
Atendendo, portanto, ao desígnio de catalogar a maior quantidade possível de obras (dissertações, teses, artigos e eventos) científicas com alusão à temática abordada.
MATERIAIS E MÉTODOS
A pesquisa foi desenvolvida a partir de acessos aos principais bancos de dados educacionais do país vinculados a CAPES. De forma sistemática, possibilitando identificar informações como: autor da pesquisa/trabalho, colaboradores, orientador, local (IES), ano de publicação, tipo de documento (se tese ou dissertação). Igualmente, a catalogação de artigos científicos e eventos acadêmicos estiveram presentes em nossos objetivos de pesquisa.
Também coletamos informações nos principais sites e blogs sobre educação jurídica, sobretudo, no site da Associação Brasileira de Educação de Direito – ABEDi.
RESULTADOS
Os dados mostraram-nos que das 34 dissertações e teses, estão em sua minoria as que versam sobre o Ensino Jurídico, e mais, precisamos que somente 8,65% de 393 publicações científicas (número de documentos vistos) têm relação com o nosso objeto de pesquisa.
Visualizamos a quantidade de 37 artigos científicos, e percebemos que há igualmente, uma pouca produção referente ao assunto.
Quanto aos eventos acadêmicos, há uma mitigação ainda mais acentuada, quando apenas foram catalogados cinco, e o foco nuclear destes congressos não têm relação com temática (apenas painéis e grupos de discussões).
CONCLUSÕES
Apesar da mitigada preocupação com as questões relacionadas ao ensino jurídico, os dados mostraram que ao longo dos anos houve um aumento na quantidade de artigos científicos, mas comparação ao número de teses, dissertações e eventos, o fenômeno não foi percebido.
É notório que há muito que se discutir sobre a Educação Jurídica no Brasil, para tanto, é necessário impetrar ainda mais esforços e investimentos que busquem, sobretudo, melhorias estruturais, principalmente na metodologia reprodutivista conservada desde a criação dos cursos de bacharéis em direito no Brasil (1827).
Palavras-chave: Formação Docente – Ensino Jurídico – Ensino Superior
...