EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Pesquisas Acadêmicas: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123ALEXANDRA • 5/10/2013 • 1.394 Palavras (6 Páginas) • 1.268 Visualizações
Educação Profissional e Ed. Ambientes Não Escolares.
Etapa 1
Realizar a leitura dos textos sugeridos, você e sua equipe deverão desenvolver um relatório preliminar contendo as seguintes informações.
A- Segundo o texto como se educa na educação não formal?
B- Quais são os tipos da educação não formal?
C- Estabeleça as diferenças entre a educação formal e não formal.
D- Escreva as considerações do grupo relativo à atuação do pedagogo no espaço não formal com idosos.
A educação não formal volta-se para o ser humano como um todo, um cidadão do mundo dos homens e mulheres. A educação não formal não compete, em momento algum, com a educação Formal. Assim como a Ed.formal, a não formal visa a formação da pessoa integral, porém com alguns objetivos específicos por conta de FORMAÇÃO DOS ESPAÇOS, aonde ela desenvolve suas práticas por meio dos conselhos ou participação em lutas sociais.
A educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; a educação desenvolve na mídia e pela mídia.
Comparação com a educação formal é quase que automática. O termo não-formal também é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal. Consideramos que é necessário distinguir e demarcar as diferenças entre estes conceitos.
A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados: e a educação não-formal é aquela que se aprende "no mundo da vida", via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas.
O pedagogo tem por finalidade realizar a inserção do idoso no contexto escolar.
Realizando atividades diversificadas que os possibilitaram o resgate da sua auto-estima, bem como a interação e o sentimento de pertença à sociedade, além de estarmos dando mais consistência à nossa formação uma vez que foram vivenciados outros espaços para a atuação profissional do pedagogo.
Etapa 2
Você e sua equipe deverão escolher e realizar uma ampla pesquisa em livros, internet, revistas e outros meios para responderem as seguintes questões:
1.1 - Como a educação informal pode contribuir para redução da exclusão da população brasileira?
1.2 - Pesquisar pelo menos 3 (três) definições diferentes para participação social e qual a sua importância dentro da sociedade brasileira?
1.3 - O que são movimentos sociais? Qual sua importância na educação?
Respondendo as questões sobre APTS.
A educação informal é de grande utilidade, pois ela nos auxilia para exclusão da aprendizagem. Torna-nos pessoas pensantes que lutam por uma vida melhor e com qualidade.
Desenvolvem a área educacional juntamente com as famílias, bairros, amigos, socialização, valores culturais e etc.
Trabalha na qualificação para o trabalho com a adoção e exercícios de práticas voltadas para comunidade, aprendizagem dos direitos do cidadão.
Neste envolvimento temos instituições participantes para tais processos: As Ongs, Educação continuada, meios de comunicação( redes sociais).
Para uma aprendizagem progressista com participação na atualidade, o Brasil tem grande caminho a percorrer, ele está em constante progresso e conquista, porém não temos ainda subsídios para fortalecer a aprendizagem. Ainda precisamos de profissionais competentes e atualizados para tal compromisso. Por isso encontramos grandes movimentos sociais, primeiramente o que é movimento social?
È uma ação coletiva em grupo organizado para obter e alcançar mudanças sociais por meio do embate político expondo seus valores e ideais dentro da sociedade. Podemos citar alguns exemplos tais como; movimentos na educação as greves dos professore por melhores salários, estudantil, movimento negro (contra racismo, e segregação racial), movimento feminista, ambiental, dos trabalhadores e etc.
Finalizando a educação formal, informal, não formais são de grande importância para a formação da cidadania.
Nós como futuros educadores são mediadores para tal conhecimento, pois com as rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações que estão refletindo no ensino, exigindo, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta, que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver o pensamento crítico reflexivo
Etapas 3 e 4
A Educação Profissional no Brasil
1.1 O que é educação Profissional?
2.1 Quais as diferenças da educação profissional?
3.1 O que a legislação fala sobre ela
Como a educação Brasileira trata esta questão profissional.
Obs.: Consultar a LDB
Primeiramente no Brasil, educação profissional é um conceito de ensino regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), complementada pelo Decreto 2208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004.
O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos
...