EM BUSCA DE UMA LIDERANÇA ADMINISTRATIVA CULTURAL E ORGANIZACIONAL
Exames: EM BUSCA DE UMA LIDERANÇA ADMINISTRATIVA CULTURAL E ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tepi • 28/1/2014 • 5.171 Palavras (21 Páginas) • 481 Visualizações
UNIVERSIDADE LUSOFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS
CURSO: MESTRADO EM SUPERVISÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: SUPERVISÃO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA TURMA: II
PROFESSOR: DR. ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
ALUNO: CLEBSON DE SOUSA PEIXOTO
EM BUSCA DE UMA LIDERANÇA ADMINISTRATIVA CULTURAL E ORGANIZACIONAL
BELÉM – PA
SUMÁRIO
RESUMO..........................................................................................................3
2 - INTRODUÇÃO…………………………..……………………..................4
3 – ADMINISTRAÇÃO E SUAS INFLUENCIAS NA EDUCAÇÃO.............5
4 – CULTURA E MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL.................................8
5 – EVOLUÇÃO DA TEORIA EDUCACIONAL E SEUS LIMITES EM LIDERAR.........................................................................................................11
6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................15
7-REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................16
Clebson de Sousa Peixoto¹
EM BUSCA DE UMA LIDERANÇA ADMINISTRATIVA CULTURAL E ORGANIZACIONAL
RESUMO
Este estudo pretende verificar as seguintes questões: a importância do viver bem, do relacionar-se com o outro; a importância de ser interpessoal no processo chamado de gestão democrática. Nesse sentido, à administração escolar especificamente ressalta-se a importância das teorias de organização, planejamento e coordenação das atividades educacionais, para ajudar nas necessidades que o administrador possa ter para saber do seu papel que o exerce. Tendo por objetivo pensar sobre a essência da cultura de uma empresa ou grupo escolar que expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa ou escola. Focalizando também a atuação do gestor como agente de criação de um ambiente participativo. Para tanto, abordaremos alguns aspectos acerca de sua função. Refletiremos sobre a relação de poder estabelecida no interior das escolas. Com o objetivo de compreender o que é gestão participativa e verificar quais as principais características do gestor no ambiente escolar.
Palavras-chaves: Administração escolar, Cultura e Gestão organizacional.
___________________________________
1 – Mestrando em Supervisão e Formação de Professores, UNIVERSIDADE LUSÓFONA de Humanidade e Tecnologias / Conhecimento e ciência.
1 - INTRODUÇÃO
Em um tempo no qual tanto se tem discutido sobre o lugar e o significado das competências e habilidades na escola, tanto da formação dos professores, quanto dos alunos, faz-se oportuno relacionar a importância da competência do administrador escolar a partir do novo paradigma de gestão democrática na educação.
Ao longo das últimas décadas, as organizações têm vivenciado inúmeras alterações, desde a estrutura de seu capital econômico até as relações existentes entre os indivíduos e destes com a própria instituição. Dia após dia, pessoas de diferentes origens, religiões, formações acadêmicas e visões políticas se reúnem em empresas ou escolas a fim de exercerem suas atividades profissionais. Esta heterogeneidade de indivíduos transparece nas divergências de pensamentos, métodos e formas adotadas para realização de tarefas, comuns à organização.
Em contraste com estas personalidades individuais, as personalidades coletivas somente
emergem e se tornam indivíduos quando começam a interagir como conjunto. Esta relação de
dependência entre o líder e seus liderados e vice-versa é subentendido, entretanto, nem sempre existe uma interação harmoniosa, cuja causa pode ser atribuída ao tipo de liderança exercida, ao grupo ou à organização. Todavia, a falta de cooperação resulta em perdas para todas as partes, principalmente para a organização. Assim, fazer com que grupos e pessoas sigam estratégias, políticas e procedimentos são fundamentais para o alcance dos resultados esperados.
Outro aspecto importante mostrado neste relato é como a cultura organizacional pode contribuir para o modo de vida e organização em todos os aspectos, como idéias crenças, costumes, regras, técnicas, etc. Onde todos os seres humanos são dotados de cultura. Mas para isso é necessário a motivação que ajuda no processo de induzir uma pessoa ou grupo, a atingir os objetivos da organização e os objetivos pessoais.
Este processo tem como característica, estimular a intensidade dos esforços dos indivíduos em determinada tarefa para atingir determinada meta, onde os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais devem ser alinhados para que os indivíduos bem como as organizações alcancem resultados e satisfações. Neste estudo serão contemplados os objetivos, a teoria e o relato de alguns pensadores referentes a este assunto.
2 - ADMINISTRAÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
Toda e qualquer organização necessita de uma prática administrativa que oriente na busca de seus objetivos, cientificamente determináveis, que atendendo a certa filosofia e a certa política de educação, desenvolvendo-se antes e depois das atividades escolares para garantir-lhes unidade e economia. Pois as organizações educacionais necessitam de outro tipo de estruturação, tendo bons métodos que atinjam seus objetivos escolares.
Historicamente
...