EMPRESÁRIO: uma nova oportunidade para os gerentes
Seminário: EMPRESÁRIO: uma nova oportunidade para os gerentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Evertongb • 23/10/2014 • Seminário • 432 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
EMPRENDEDORISMO: Uma nova possibilidade para os adminitradores
Neste estudo pretende-se demonstrar a importância do desenvolvimento e formação de um novo perfil de administradores, voltado ao empreendedorismo.
A visão de que uma carreira empreendedora era resumida a atuação em pequeno negócios, com equipes reduzidas, perdeu força através da percepção de que os administradores na contemporaneidade devem superar as expectativas das organizações tradicionais, trabalhando com criatividade e iniciativa ao mesmo tempo que contribuem para um bom ambiente organizacional. Com vistas a este novo perfil profissional, seu ramo de atuação se diversificou e hoje
[...] incluí negócios de família, microempresas, autoemprego, empreendedorismo ecológico, empreendedorismo tecnológico, cooperativa, empreendedorismo de grupo, empreendedorismo social, assim como outros tipos de empreendedorismo no setor dos grandes negócios. Desse modo, surgem nesse cenário novas formas de empreendedorismo. (Bonome, 2012)
Os administradores tem se deparado com um cenário dinâmico no que tange a sua forma atuação, o mercado tem exigido que este profissional seja um bom administrador (gerente tradicional) e ao mesmo tempo um empreendedor com uma visão estratégica de gestão baseada na resolução inovadora de problemas. Porém é importante ressaltar que administrar e empreender são dois processos diferentes, mas devem caminhar juntos para que se busque êxito empresarial.
Conforme expõe Bonome (2012, p.119)
É preciso também informar sobre as distinções existentes entre o processo de administrar e o de empreender, apontando as diferenças entre esses dois movimentos, mas mostrando também que, apesar das diferenças, são caminhos que se complementam e que normalmente apontam para o sucesso empresarial.
Na visão de Dornelas (2005, p.40)
[...] quando se compara o papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação a média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns.
De acordo com o tema apresentado conclui-se que o empreendedor se torna mais vantajoso para sociedade do que o administrador , pois ele é um visionário que busca sempre a melhoria do local em que está inserido, como também, por menor que seja o seu negócio, ele contribui para o desenvolvimento das organizações onde esta inserido e da região onde atua. Vale ressaltar que o papel do administrador também é de fundamental importância, pois a sociedade necessita de pessoas com o espírito de liderança.
O administrador com perfil empreendedor, ganha maior espaço no mercado, pois ele procura oferecer mais inovação e criatividade, seu principal foco está em novas ideias; são geralmente pessoas que fazem a diferença, transformam algo de difícil definição em uma ideia concreta, que funciona, transformando o que é possível em realidade.
...