ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: netomiracema1 • 14/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.421 Palavras (6 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
Trabalho apresentado ao Curso Superior Técnico em Gestão Pública da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de Contabilidade Pública; Gestão de Custos no Setor Público; Finanças Públicas e Auditoria e Controle no Setor Público; Planejamento Governamental; Seminário III. |
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................7
REFERÊNCIA............................................................................................................8
- INTRODUÇÃO
O orçamento público é uma lei que, entre outros aspectos, exprime em termos financeiros a alocação dos recursos públicos. Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decisões políticas, estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade, em face da escassez de recursos. Apresenta múltiplas funções - de planejamento, contábil, financeira e de controle. As despesas, para serem realizadas, têm que estar autorizadas na lei orçamentária anual.
A projeção das receitas é fundamental para determinar as despesas, pois é a base para a fixação na Lei Orçamentária Anual do limite de gastos nos programas e ações. Depois de aprovada, a estimação das receitas é ainda utilizada para a execução do Orçamento, uma vez que possibilita a abertura de créditos suplementares e especiais por excesso de arrecadação, caso o valor arrecadado seja maior do que o previsto.
A metodologia utilizada na projeção de receitas orçamentárias está baseada no modelo incremental de projeção pela serie histórica de arrecadação, para as receitas que são diretamente administradas pelo Município e outras vinculadas diretamente ao desempenho de uma ou duas variáveis conhecidas, e nas hip órteses de participação, para as receitas de transferências constitucionais, legais e voluntárias.
Esse trabalho busca mostrar como são administrados os recursos da LOA (Lei Orçamentária Anual) na Secretaria da Educação do Município de Miracema do Tocantins.
- DESENVOLVIMENTO
A Lei Orçamentária Anual (LOA), comumente denominada orçamento, é a lei que estima os valores da receita e fixa os valores da despesa para determinado exercício . É a partir da LOA que o cidadão identifica a destinação dos recursos que o governo recolhe sob a forma de impostos. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do orçamento.
Durante a execução do orçamento, as dotações inicialmente aprovadas na LOA podem revelar-se insuficientes para realização dos programas de trabalho, ou pode ocorrer à necessidade de realização de despesa não autorizada inicialmente. Assim, a LOA poderá ser alterada no decorrer da sua execução por meio de créditos adicionais, que são autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA.
A SME (Secretaria Municipal de Educação de Miracema do Tocantins ) é o órgão da Prefeitura de Miracema do Tocantins responsável pela organização e por promover a manutenção dos ensinos fundamentais , e infantis. Compreende também a administração do ensino especial, direcionado ao atendimento de alunos com necessidades especiais, como deficiência física, mental, visual e auditiva. A competência abarca a manutenção das escolas, os salários dos professores, transporte escolar e obras. Embora a Constituição de 1988 exija que os municípios apliquem 25% de seus impostos e transferências de arrecadação na Educação, a Lei Orgânica do Município de Miracema do Tocantins determina que sejam destinados 31% dos recursos desta proveniência na área. Cabe à SME gerenciar mais de 60% destes recursos. Embora contem no orçamento da Educação, não são da alçada da pasta as despesas com merenda escolar (executada pela Secretaria Municipal de Gestão) e os vencimentos dos inativos da educação (executada pelo órgão Encargos de Gestão do Município).
A receita do exercício financeiro de 2014 do Município de Miracema do Tocantins está fixada no montante de R$ 49.007.440,00. O recurso destinado à Secretaria de Educação é no valor de R$ 4.453.440,00.
A Secretaria de Educação do Município de Miracema do Tocantins utilizou seu planejamento como ferramenta para a gestão dos recursos aliado à dedicação do seu corpo funcional, importante ativo intangível da organização, que se mostraram imprescindíveis para o alcance dos resultados apresentados nesses projetos que seguem:
- Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE;
consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
- Programa Mais educação;
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
...