ENVELHECIMENTO CELULAR
Dissertações: ENVELHECIMENTO CELULAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gise1982 • 27/3/2014 • 319 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
FACULDADE DE ENFERMAGEM
Teorias biológicas do envelhecimento (Mota; et all)
Gislaine Schroeder
26/02/2014
Dentre as diversas teorias do envelhecimento explanadas no artigo “Teorias biológicas do envelhecimento – por Mota; et all”, a que mais está mais ligada a minha filosofia de vida é a Teoria do envelhecimento celular – Teoria Genética, pois sabe-se que o envelhecimento é um processo normal e esperado.
Conforme o tempo vai passando pode-se observar claramente suas marcas no corpo humano, pois, “certas partes do corpo envelhecem constantemente” (SANTIN, 2010, p.118), como por exemplo, as células, que apesar de ter uma regeneração constante em determinado momento perde seu vigor.
Cientificamente esse processo pode ser explicado pela “variação da longevidade com o metabolismo basal, que poderá estar relacionada com mecanismos de stress oxidativo responsáveis pelo aumento da lesão interna das células e tecidos que resultam num aumento do desequilibro interno e, por fim, na morte” (MOTA; et all, 2004, p.83). O primeiro e mais nítido sinal desse processo é o envelhecimento da pele.
As modificações biológicas acontecem em dois níveis: no primeiro estão o surgimento do que conhecemos como sinais de envelhecimento, rugas, queda de cabelo e/ou cabelos ou brancos; no segundo estão as alterações das funções orgânicas que se processam no organismo.
Acompanham esse processo de alterações biológicas algumas mudanças psíquicas, devido à dificuldade em aceitar as modificações na auto-imagem e também em aceitar cada nova situação do cotidiano e, mudanças sociais que surgem nos conflitos diante dos novos valores que modificam a convivência social.
Diante disso, acredito que essa teoria, a teoria do envelhecimento celular tem mais pontos em comum com minha filosofia de vida atualmente.
Referências
MOTA, M. Paula; FIGUEIREDO, Pedro A.; DUARTE, José A. Teorias biológicas do envelhecimento. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2004, vol. 4, nº 1, p. 81–110.
SANTIN, Silvio. Envelhecimento Humano: Ciência, cultura e ética. Congresso internacional do envelhecimento humano: da complexidade ao desafio da interdiciplinariedade. Universidade de Passo Fundo: Santa Maria, 2010, p. 114-128.
...