EORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Dissertações: EORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayts • 29/11/2013 • 1.740 Palavras (7 Páginas) • 359 Visualizações
Resposta:
1) FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO E NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
a)Determine o Processo e as funções da Administração? Justifique sua utilização nas empresas.
Henri Fayol definiu administração como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções interligadas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Planejar: Consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcança-los. As organizações não trabalham na base da improvisação. Tudo é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções.
Organização: Determinar as atividades necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização); Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); Designar as atividades às pessoas específicas (cargos e tarefas).
Direção: Liderança, motivação e coordenação dos trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem.
Controle: Assegura que os objetivos estão sendo alcançados, consiste no monitoramento e avaliação do desempenho. A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos.
b) Quais são as áreas funcionais de uma empresa? Explique cada uma delas.
As mais comuns são: Produção ou de operação, área comercial e de marketing, área de finanças, e área de recursos humanos.
Produção ou de Operação: É a principal razão de ser de uma organização, sendo o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços, agregando valor de forma de forma a alcançar os objetivos organizacionais.
Comercial e Marketing: O objetivo é captar e manter os clientes da organização, seu principal foco é a satisfação do cliente.
Finanças: É uma área de apoio, não estando ligada diretamente com a atividade principal da organização. No entanto, tem uma importância decisiva para seu desempenho. Consiste em captar e utilizar de maneira eficaz recursos financeiros.
Recursos humanos: O recurso mais importante em todas as organizações são as pessoas, a área de recursos humanos tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos.
2) ADMINISTRADOR E A ORGANIZAÇÃO:
a) Qual é o papel e habilidade do Administrador na Organização?
Todos os administradores desempenham papéis interpessoais, informacionais e decisórios.
Papéis interpessoais estão relacionados com a forma como o administrador interage e influencia os outros, e incluem os papéis de símbolo ou de representação.
Papéis informacionais envolvem coleta, processamento e a comunicação de informações e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho de um administrador.
Papéis decisórios envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisão, considerada a essência do trabalho do administrador.
As habilidades de um administrador são conceituais, humanas e técnicas.
Conceituais: A capacidade do administrador de coordenar e integrar todos os interesses e atividades da organização.
Humanas: Refere-se à capacidade para se relacionar com outras pessoas ou grupos, envolvem o trabalho e a comunicação com outras pessoas.
Técnicas: Capacidade para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos á sua área de atuação.
3. ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
a) Qual o estilo brasileiro de Administrar?
A cultura brasileira apresenta alguns traços que lhe permitem distinguir-se de outras culturas nacionais, esses traços definem um estilo brasileiro de administrar.
Foi realizada a interpretação da cultura brasileira seguindo quatro grandes subsistemas: Institucional, pessoal, Líder, liderado. A interseção dos subsistemas resulta em noves traços culturais característicos dos administradores brasileiros: Concentração de poder, Personalismo, postura de espectador, aversão ao conflito, formalismo, lealdade as pessoas, paternalismo, flexibilidade e impunidade.
Todos esses traços da cultura são observados nas organizações brasileiras, em maior ou menor grau. Alguns conferem aos administradores brasileiros uma vantagem sobre os administradores de outras nacionalidades, porém a maioria tem um impacto negativo no dia-a-dia das organizações brasileiras.
b) Determine: Qual ambiente organizacional brasileiro? E o Perfil das Empresas brasileiras?
O ambiente organizacional brasileiro apresenta diversos obstáculos à criação e sustentação de negócios, dentre quais se destacam:
Elevada carga tributária: o Brasil é um dos países com maior carga tributaria no mundo (37,4 % do PIB).
Elevados custos de financiamento: a taxa de juro real brasileira é a maior do mundo, o que torna o custo do financiamento muito elevado para as empresas.
Burocracia ineficaz: a burocracia brasileira obriga os administradores a estarem mais concentrados em formalidades do que na condução de seus negócios.
Produtividade reduzida.
Perfil das empresas brasileiras:
Existem cerca de 4,9 milhões de empresas formais (2002) e 10,3 de empresas informais (2003);
As empresas formais empregavam um total de 27,5 milhões de pessoas – 42% da população economicamente ativa no meio urbano, as empresas informais empregavam um total de 13,9 milhões de pessoas em 2003;
50% das empresas formais atuam no setor do comércio, 38% no setor de serviços e 12% no setor de indústria e da construção.
99% das empresas são de micro e pequeno porte.
4. ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
a) Qual a importância da Administração no Brasil? Quais são os Desafios de Ser um
Administrador?
A
...