EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
Por: ladimilson • 8/8/2017 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 789 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
CURSO TECNICO DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR
TUTORA: Rayane Azevedo Viegas
ALUNO: Ladimilson Rodrigues Barbosa
MEMORIAL – CADERNO XIII
EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
Memorial Caderno XIII
Aula do dia 22 foi com professor formador Rogerio de Oliveira. Como a aula anterior eu peridir por estar viajando a seviço da secretaria de educação, hoje, mas uma vez fiqeui meio perdido no assundo pois o professor continuara de onde parou e é da pagina 48.
Logo ele passa um vídeo sobre a troca de uma torneira, serviço que a principio parece ser tão simples, mas que pode trazer uma trememenda dor de cabeça. Ele ainda trouxe para sala algumas peças de tubos e conexões para demonstrar aos alunos e aproveitou para explicar que a curva da mais vazão do que um joelho. O hidrômetro tem que estar externo da residência para que assim seja realizado a leitura pelo funcionários da empresa de fornecimento de agua. Foi amostrado um projeto sanitário exemplificando e esclarecendo como é importante devido a posição das caixas de passagem e de gordura.
Uma das coisa que gostei bastante neste professor é que ele não deixa sair o foco do assunto e devagar por outro que não tem nada a haver com o caderno como aconteceu em outras aulas. Uma coisa bem interessante que aprendi nesta aula foi sobre o sifão que ate o momento eu não o via como um item tão importante, mas ele é, pois evita que o mau cheiro passe para o interior da casa e evita também a proliferação de insetos e a entrada deles no ambiente interno da residência, como no banheiro la de casa que não tem sifão por isso esta sempre cheio de carapanãs. O nome correto daquela caixa que recebe todos os tubos é caixa sinfonada (sifão).
Passado mais um vídeo sobre erros feitos pelos donos em obras na casa: banheiro sem ralo, porta colocada ao contrario, esgoto fora de posição ficando sem sifão e diversos esgotos ligados a um único ralo causando retorno de agua suja para interior da casa. Amostrou uma tabela de uso racional de água. Falou sobre a falha que existe no hidrômetro que é a contagem da passagem de ar quando falta agua na residência, nesse casa faz-se necessário a colocação de uma válvula que retem o ar deixando passar somente a água, mas todo mundo concordou que quem deveria colocar este equipamento era a empresa que fornece a água.
Aprendemos sobre a necessidade da planta baixa do imóvel mostrando onde estão as tubulações hidráulicas, pois ele contou o exemplo de que faltou agua em uma escola e como não tinha esta planta, tiveram que perder muito tempo ptra saber onde estava o problema e além do mais tem aqueles casos em que vamos fazer um furo na parede e terminamos por acertar um tubo com água e ai lá vai o prejuízo e tempo pra conserto.
Obs: O aprendizado neste curso é pra nos tornar parceiros do gestor, alertando-o das necessidades da escola, como por exemplo a troca de um filtro de água do bebedouro.
Foi entregue uma folha com um plano de melhoria, com um planejamento para solução de alguns problemas na escola. O professor em diversos momentos tentou levar os cursistas a participar das melhorias na escola, pena que muitos ainda continuem achando que esse trabalho é dever do gestor e usam a desculpa de que ele não atenderia o pedido de um funcionário. Quem sabe ate o fim do curso eles mudem este comportamento e assim sejam proativos melhorando nossas escolas.
...