ERA INDUSTRIAL A ERA DA INFORMAÇÃO
Trabalho Universitário: ERA INDUSTRIAL A ERA DA INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lufe35 • 28/8/2014 • 626 Palavras (3 Páginas) • 375 Visualizações
Era industrial a era da informação
Até a metade do seculo XX ,as empresas tinham seu gerenciamento voltado á eficiençia produtiva .Assim os gestores valorizavam os procedimentos operacionais que posssibiltassem aumento de produtividade .
Com o passar do tempo as novas necessidades que aparecem ,e o aumento da competitividade do mercado fizeram com que as organizações percebessem que era necessário uma mudança dentro de cada setores.Uma das areás internas de uma organizacional mais afetada por sua mudança ,é area de RH .
Criado no século XIX para atende e registrar a movimentação dos trabalhos saídas, atrasos e faltas tinha como responsável o “chefe pessoal “ conhecido antigamente por sua frieza e inflexibilidade ma hora de tomar decisões quanto ao futuro dos seus subordinados. Nessa época ser chamado para o departamento pessoal seria sinônimo de demissão e isto fazia com que ficassem com medo e evitasssem o máximo este setor da organização .
A moderna administração surgiu no início deste século, quando dois engenheiros publicaram suas experiências. Um era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915) que veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho dos operários. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é à busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos científicos.
O outro engenheiro era francês, Henri Fayol (1841-1925) que veio a desenvolver a chamada Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração. Para tanto, Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor. Segundo ele eram: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção, Disciplina, Prevalência dos interesses gerais, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Eqüidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa e Espírito de corpo. Todos esses princípios irão ser citados e esclarecidos no desenvolvimento do trabalho, assim como, em que contexto surgiu o novo mundo da administração.
Através dessas operações o gerente pode alavancar o desenvolvimento da organização procurando sempre metas atingíveis, sempre motivar e comunicar os seus funcionários, porque estes motivados desenvolveram um bom desempenho na organização, sempre avaliando o seu desempenho e se está satisfatório, ajudando a melhorar o seu trabalho, desenvolvendo potencial nas pessoas.
Nesse novo mundo os gerentes têm que desenvolverem habilidades diversas e que estejam em constante crescimento.Não basta que se crie o conhecimento é preciso definir ações que estimulem e possibilitem o conhecimento..
Paralelamente aos estudos de Taylor, Henri Fayol, o australíaco Peter Drucker defende a administração do conhecimento, com foco no pensamento gerencial, o qual abrange tanta a era da máquina quanto a era da informação, com o objetivo de subsidiar os gerentes para superar os grandes desafios na administração dos países desenvolvidos do mundo, estabelecendo uma
...