ESCOLA DE MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNO
Tese: ESCOLA DE MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreamiguxa37 • 4/3/2014 • Tese • 10.619 Palavras (43 Páginas) • 309 Visualizações
Faculdade Taboão da Serra
Pedagogia
História da Educação e da Pedagogia
Andréa de Almeida Salgado RA 1299882481
andreasalgado37@hotmail.com
Beatriz Cruz Moraes RA 1299918714
beatrizmoraes@ig.com.br
Jorgiana Rodrigues Bernardes RA 5312945412
jorgianaprof@hotmail.com
Maria Socorro da Conceição RA 4574901528
corretorasocorro98@gmail.com
Mônica Alessandra de Araújo RA 5703136556
monika.136@hotmail.com
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Rodrigo Medeiros
Tutor à distância
Taboão da Serra
Abril/ 2013
MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNO
A importância da preservação da memória histórica.
Iniciamos este trabalho refletindo sobre a importância do estudo sobre a história da educação e da pedagogia; pois é necessário saber olhar para história da educação e dessa forma garantir o sucesso das ações realizadas pelo indivíduo, no desenvolvimento escolar, mas é preciso resgatar nas memórias da educação brasileira o processo histórico até hoje.
O grupo através das pesquisas realisadas, compreendeu que nós somos feitos de tempo, realmente somos seres históricos que construímos nosso passado, tudo o que vivenciamos hoje será, no futuro, a nossa história no passado. De acordo com nossas experiências vividas e nossas relações sociais, mudamos nossos comportamentos, ações e pensamentos, e a história vai se formando, modificando de geração em geração.
Pensamos que, preservar a história é garantir, viva na memória as tradições de toda uma geração passada, transmitindo conhecimento para as gerações atuais e futuras, dando uma base para entender e consequentemente saber o que realmente somos. Só tomamos conhecimento/entendimento do presente através das vivências “históricas” do passado, ou seja, o presente ganha sentido através do passado e o futuro só será melhor se conseguirmos olhar para os erros e acertos do passado.
Está ai a importância de preservar a memória histórica em todos os âmbitos deixando uma herança rica em detalhes de quem somos ou como foram os nossos antepassados, deixando nossa marca para aquela época e lugar. Entretanto o olhar vai depender de cada geração, podemos tomar como exemplo alguns heróis que em determinada época foram heróis, servindo de modelo a seguir para toda uma sociedade, já em outra época histórica é visto como um vilão, dependendo da realidade atual, ao se aprofundar na história com uma visão mais crítica.
A história existe através do tempo, do passado das pessoas que a vivencia naquele contexto de história, a nossa origem, valores costumes, cultura são influenciados pela sociedade através da memória histórica, sendo que a percepção a leitura depende também das necessidades da vivida nos tempos atuais, pois nem sempre o que no passado foi bom, correto, permanecerá da mesma forma, podendo se tornar ruim ou errado no presente ou no futuro, o mesmo ocorre no processo histórico da educação.
Como dizia Paulo Freire (...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...) temos de saber o que fomos para saber o que seremos “. “ porque inacabado sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabado, sei que posso ir além dele. (Freire, 2005, p 53).
Então cada história tem o seu tempo e só através do passado podemos ter uma base para re/construir o presente, o futuro melhor de acordo com o que atualmente precisamos.
É por meio de documentos que levantamos hipóteses sobre fontes investigadas, pensamos até como seria a história atual se tivéssemos recursos tecnológicos no passado, para garantir uma memória bem detalhada e mais realista dos fatos, acreditamos que seria totalmente diferente, já que o uso desses recursos faria muita diferença na preservação da memória histórica.
Segue do mesma maneira para o processo pedagógico na educação, só poderemos conquistar melhorias para a promoção da educação de qualidade nas escolas, se tivermos um olhar atento e crítico da história da educação, prosseguindo, continuando com os procedimentos, métodos que deram certo e servem também para o hoje, descartando modelos que foram um fracasso. Dessa maneira fica mais fácil não cometer os mesmos erros e aprimorar métodos e procedimentos de ensino e aprendizagem que funcionam no processo pedagógico.
Todos os dias têm acontecimentos, descobertas, e fatos novos, sendo acrescentado na história, o que vai mudando nossa visão de mundo, em razão dessas mudanças, que a história nunca é idêntica em todos os tempos e nem em todos os lugares.
A história nos ajuda a olhar nossa realidade com mais paciência, embora as mudanças sejam urgentes, pois as coisas demoram muito a mudar, é só verificarmos nos registros históricos como demora duas ou três gerações para que uma inovação educacional aconteça.
Concluímos que, estudar história da educação é entender o presente, e interferir/intervir no futuro através do estudo do passado, e o mais importante, não cometer os mesmos erros de nossos antepassados.
A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRA-REFORMA CATÓLICA
A sociedade grega inventou a escola numa época em que um número cada vez maior de privilegiados, ao mesmo tempo vivendo também a invenção da democracia, reivindicava o direito para seus filhos a iniciação em técnicas e conhecimentos até então rigorosamente guardados pelas famílias aristocratas, aquelas que tinham virtude e valor.
Passando por um caminho longo, a escola de acordo com a sociedade na qual se insere, muda sua maneira ser, depois de conquistar e derrotar a Grécia, o Império Romano leva os princípios de colaboração para a paz romana a todos os domínios conquistados
...