ESCRITURA, DIÁRIO E CAUSA
Resenha: ESCRITURA, DIÁRIO E CAUSA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ErikaP • 9/9/2014 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
ESCRITURAÇÃO, DIÁRIO E RAZÃO.
Escrituração é o lançamento de fatos em forma de livros e demonstrações contábeis. Segundo os princípios da oportunidade, deve-se ser feita a escrituração de imediato e corretamente, independente de suas causas e sempre efetuando os lançamentos com seus valores originais.
A regra não cumprida poderá causar punições a quem deixe de aplicá-las, pois essas regras são obrigatórias. Por isso percebemos o quanto é fundamental a escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da empresa para analise dos elementos patrimoniais.
A integridade das informações necessita de três elementos fundamentais, tais como:
• Um sistema estruturado e atualizado para o registro das informações
• Livros, formulários e documentos necessários
• Escrituração
Os livros contábeis são os mais importantes para o lançamento de documentos. Nos dias de hoje não há mais a necessidade de livros físicos, sendo que existem três formatos de livros que podem ser utilizados sendo eles:
• Escrituração manual, em livros comuns mais que nos dias de hoje já não é mais usado.
• Escrituração Mecânica, fichas, formulários que são transferidos para os livros.
• Processo eletrônico, informatizado.
Independente do formato usado, o principal livro é o DIÁRIO, e nele que se registram todos os eventos contábeis. Outro livro também utilizado é o RAZÃO, é nele que cada lançamento é feito separadamente para controle de todas as contas, ou seja, é o detalhamento por contas que são lançadas no diário para resumir e totalizar cada conta ou subconta.
Lembrando que a Escrituração é obrigatória para as empresas, conforme o código civil, apenas os Micro empreendedores e os produtores rural não são obrigados.
Existem outros livros adicionais que ajudam na escrituração nesses dois livros principais, entre eles o Livro Caixa, Contas Correntes, Contas a Receber e Registro de Duplicatas, sendo que em algumas situações alguns desses livros também são obrigatórios. Existem também alguns livros que são exigidos pela legislação trabalhistas.
Para melhor compreendermos o Livro Razão, existem os RAZONETES, que são mais simplificados do que o livro, porém existe Razonetes para cada conta. Há duas formas de organizar as conta do Livro Razão, quando se abrange uma totalidade das contas , elas são chamadas de Razão Sintético e se as contas fossem geradas de maneira específica relacionando cada um dos fornecedores, por exemplo, serão chamadas de Razão Analítico.
...