ESPECIALIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETO
Artigos Científicos: ESPECIALIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dudmachado • 6/11/2013 • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 464 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
EDUARDO MACHADO DE JESUS
ESPECIALIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETO
Teresópolis
2013
EDUARDO MACHADO DE JESUS
ESPECIALIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETO
Trabalho apresentado ao Curso Técnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Desenvolvimento Orientado a Objeto II, Modelagem Orientado a Objeto, Redes de Computadores, Seminários, Tópicos em Desenvolvimento de Sistemas.
Profs. Marcio Chiaveli, Polyanna Pacheco Gomes, Paulo Nishitani, Merris Mozer e Anderson Macedo.
Teresópolis
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................3
2. OBJETIVO .....................................................................................................4
3. DESENVOLVIMENTO ....................................................................................5
3.1. BANCO DE DADOS ORIENTADOS A OBJETO..........................................5
3.1.1 Aplicação e Mecanismo de Funcionamento................................................5
3.1.2 Banco de Dados Orientado a Objeto e Banco de Dados Relacional...........5
3.2 ORM (OBJECT RELATIONAL MAPPER)......................................................7
3.2.1 Desenvolvendo com BDOO e BDR............................................................7
3.2.2 Mapeamento ORM.....................................................................................7
3.2.3 As Ferramentas Hoje no Mercado..............................................................8
3.2.4 Vantagens e Desvantagens........................................................................8
4. CONCLUSÃO ...............................................................................................10
5. REFERÊNCIAS .............................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
A necessidade de manipulação e armazenamento de dados complexos vem crescendo rapidamente com o passar do tempo. Essa necessidade fez com que o paradigma orientado a objetos fosse agregado aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs). As informações complexas, como gráficos, imagens, áudio, vídeo, mapas, entre outros, requerem funcionalidades que vão além do que o modelo relacional de banco de dados pode oferecer. Por essa razão, surgiu o modelo de banco de dados orientado a objetos, que traz muitos benefícios em relação ao banco de dados relacional, pela sua produtividade ao agregar a orientação a objetos ao banco de dados. Entretanto, por ser um modelo jovem e imaturo que carece de mais estudo e desenvolvimento, suas operações são lentas quando comparadas com os bancos de dados relacionais existentes. Por essa razão, foi desenvolvido o banco de dados objeto relacional, o qual agrega características de ambos os bancos, o BDOO e o BDR, possuindo assim características da orientação a objetos combinada com tecnologia relacional que domina o mercado e funciona perfeitamente, seja no desempenho ou na confiabilidade do SGBD.
Este artigo apresentará características dos BDOO e BDR, com uma comparação das vantagens e desvantagens dos dois modelos.
2. OBJETIVO
Este artigo tem como objetivo demonstrar que a nova tecnologia de banco de dados orientado a objetos pode ser muito bem utilizada e está totalmente disponível para os desenvolvedores que desejam iniciar no “mundo totalmente OO”. São mostrados quais os conceitos básicos de orientação a objetos, quais os principais modelos de banco de dados e no fim dar-se um foco mais preciso sobre o banco de dados orientado a objetos. Além disso, mostra também o uso do banco de dados orientado a objetos explicitando os mais variados tipos de consultas que se pode realizar e como as realizar, mostrando que a sintaxe OQL não é tão distante da sintaxe da SQL, porém com recursos mais avançados e facilitadores das buscas dos dados.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 BANCO DE DADOS ORIENTADOS A OBJETO
3.1.1 Aplicação e Mecanismo de Funcionamento
Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a Objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas.
Existem dois fatores principais que levam a adoção da tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular com dados complexos (esta dificuldade se dá pois o modelo relacional se baseia menos no senso comum relativo ao modelo de dados necessário ao projeto e mais nas contingências práticas do armazenamento eletrônico). Segundo, os dados são geralmente manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, como C++, C#, Java,Python ouDelphi (Object Pascal), e o código precisa ser traduzido entre a representação do dado
...