ESTATÍSTICA APLICADA
Monografias: ESTATÍSTICA APLICADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristiano1975 • 1/11/2013 • 2.249 Palavras (9 Páginas) • 293 Visualizações
ETAPA 1
PASSO1
CONCEITOS INICIAIS SOBRE ESTATÍSTICA APLICADA
Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
É uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão. A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.
A estatística preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações. Preocupa-se também com o resumo e a apresentação de dados referentes, em geral, a uma amostra para toda uma população.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm. Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.
Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
PRINCÍPIO BÁSICO DA ESTATÍSTICA
Conceitos básicos de Estatística
• Estatística Descritiva: Metodologia para descrever, coletar, organizar e resumir os dados.
• Inferência Estatística: Conjunto de métodos estatísticos que visam caracterizar ou inferir sobre uma POPULAÇÃO a partir de uma parte dela
PASSO 2
Os conceitos básicos do Controle Estatístico de Processo (CEP)
O CEP é uma ferramenta com base estatística, de auxílio ao controle da qualidade, nas etapas do processo, particularmente no caso de processo de produção repetitivo. Atualmente, mais do que uma ferramenta estatística, o CEP é entendido como uma filosofia de gerenciamento (princípios de gerenciamento) e um conjunto de técnicas e habilidades, originárias da estatística e da engenharia de produção, que visam garantir a estabilidade e a melhoria contínua de um processo de produção.
Em resumo, visa o controle e a melhoria do processo. Os princípios fundamentais para implantação e gerenciamento do CEP são: pensar e decidir baseado em dados e fatos; pensar separando a causa do efeito, buscar sempre conhecer a causa fundamental dos problemas; reconhecer a existência da variabilidade na produção e administrá-la; usar raciocínio de prioridade (Pareto); girar permanente e metodicamente o ciclo de controle (Ciclo PDCA: Plan, Do, Check, Action), visando a melhoria contínua do desempenho; definir o próximo processo/etapa/posto de trabalho como cliente da etapa anterior, pois é ele que define a qualidade esperada; identificar instantaneamente focos e locais de disfunção e corrigir os problemas a tempo; educar, treinar e organizar a mão de obra visando uma administração participativa e o auto controle.
CONCEITO A APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA
ÁREAS DE APLICAÇÃO
Em função da própria definição de Estatística, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.
Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Também se deve destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação linguística, na sociolinguística.
PASSO 3
POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vem colaborando com os estudos organizacionais. A Administração recebe grande influência das ciências exatas, que lhe disponibilizam diversas ferramentas de apoio ao processo decisório. A importância das aplicações da estatística como ferramenta de auxílio na tomada de decisões tem crescido e com isto surge a necessidade de se compreender as dificuldades no ensino desta disciplina.
A metodologia consiste em estudos teóricos sobre a estatística na administração, estudo das abordagens da qualidade e das técnicas estatísticas
...