ESTATÍSTICA Tabela
Projeto de pesquisa: ESTATÍSTICA Tabela. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatatiti • 13/5/2014 • Projeto de pesquisa • 396 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
A Estatística é, uma área muita ampla da Matemática. Dentro dela, podemos destacar a elaboração de tabelas e gráficos com diferentes temas, tipos e formatos.
Uma tabela, é baseada em algum assunto que tenha dados estatístico seguros. Podendo ser sobre: economia (queda e aumento de inflação, lucros e despesas de uma empresa por mês, etc), produção agrícola (soja, arroz, milho, cana de açúcar, etc), criação de animas (gado, aves, suínos, rãs, etc).
Para a elaboração de, qualquer tipo de tabela é necessário muita atenção. Teremos que coletar os dados, fazer os cálculos, separá-los por mês, ano ou outro e, montá-la de maneira clara e objetiva.
Existem quatro tipos de séries estatística (tabela) que podemos citar: A temporal que, se identifica pelo fato de, seu caráter variável ser o fatos tempo; A geográfica em que, o que se varia é o local; A específica, onde se varia a espécie e, a conjugada que é uma tabela de duas entradas, ou seja, que tem dois dos tipos citados anteriormente.
Os gráficos, são baseados em tabelas e não substituem a apresentação das mesmas. Para se construir um gráfico é necessário que ele atenda à três requisitos básicos: Simplicidade, clareza e veracidade. Ou seja, ele tem que conter pouquíssimos detalhes, deve possibilitar uma correta interpretação de seus valores e apresentar a verdade sobre o seu tema.
Há três tipos de gráficos: Os diagramas que, são os mais comuns e se subdividem em linhas ou curvas, colunas ou barras, colunas ou barras múltiplas, setores e polar; os cartogramas que, são mapas com demonstrativo da quantidade de população por exemplo, e os pictogramas que contém figuras ou símbolos representativos.
As tabelas são, de certa maneira, independentes, já os gráficos não. Eles precisam delas e elas, precisam apenas de dados com fontes seguras, ou seja, um gráfico, jamais substitui uma tabela.
05
6. DADOS E INFORMAÇÕES
Na última semana (dezembro de 2013), o ministério divulgou dados sobre a distribuição dos médicos do programa mais médico. A Bahia é o Estado que recebeu o maior número de profissionais até agora: 787. Em seguida, aparece São Paulo, com 588. Ceará e Maranhão ocupam a terceira e a quarta posições, com 572 e 445 médicos, respectivamente.
Tabela 1: Distribuição de médicos do programa mais médico do Brasil
ESTADO QUANTIDADE
Bahia 787
São Paulo 588
Ceará 572
Maranhão 445
TOTAL 2392
Fonte: Revista Veja virtual (dezembro de 2013)
...