ESTILO DE GESTÃO DAS CASAS BAHIA E ABORDAGEM TEORICA
Projeto de pesquisa: ESTILO DE GESTÃO DAS CASAS BAHIA E ABORDAGEM TEORICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jucyneide • 5/6/2013 • Projeto de pesquisa • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 560 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PRIMEIRO DESAFIO Error! Bookmark not defined.
2.1.1 ESTILO DE GESTÃO DAS CASAS BAHIA E ABORDAGEM TEORICA: Error! Bookmark not defined.
2.1.1.1 PROCESSO DE FUSÃO E IMPACTOS SOFRIDOS.......................................5
2.1.1.2 MOTIVOS DE RESISTÊNCIA .........................................................................6
2.2 SEGUNDO DESAFIO.............................................................................................6
2.3 TERCEIRO DESAFIO............................................................................................6
2.4 QUARTO DESAFIO...............................................................................................7
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERENCIAS ..........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Este portifólio vai explanar a evolução de uma família que chegou ao Brasil e fez sua história e dentro dela expor as matérias vista em sala de aula fazendo as comparações necessárias para conclusão do portifólio.
Serão propostos 4 desafios onde em cada um deles será mostrado os desafios enfrentados pela família, a história das Casas Bahia e sua fusão com o grupo Pão de Açúcar e os impactos sofridos por conta dessa fusão e a mudança na administração e os motivos os quais a nova gestão da Viavarejo enfrenta resistências dos colaboradores das Casas Bahia.
A identificação da estrutura de mercado das duas empresas observando as empresas concorrentes o seu porte de tamanho e detalhes sobre os obstáculos para que novas empresas entrem no mercado.
Como a fusão das empresas pode esta influenciando no estresse do trabalhador, quais as consequências disso tudo.
O Calculo do lucro líquido anual da Viavarejo no período básico ou de referencia.
2 DESENVOLVIMENTO
Vamos conhecer um pouco da historia da Familia Klein e fusão das empresas:
SAMUEL KLEIN
O mascate que construiu um grande império no varejo
Polonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein completou 89 anos em 2012. Quem esbarra com ele dificilmente vai associá-lo ao empresário que em seis décadas ergueu um dos maiores e mais sólidos empreendimentos do varejo brasileiro. Simples, de camisas pólo e chinelos franciscanos, boa conversa e um vibrante sotaque judaico, Samuel Klein pode ser facilmente confundido com o público – os fregueses, como ele costuma se referir aos milhões de clientes que frequentam suas lojas.
A história das Casas Bahia
Quando se fala em grande rede de varejo, principalmente no setor de móveis e eletrodomésticos, não é difícil apontar: a liderança é da Casas Bahia. Fenômeno do varejo nacional, a empresa é a prova de que apostar em consumidores de baixa renda compensa, e muito. Por trás da política de crédito e de todo o crescimento da rede, está a história de sucesso de seu criador, Samuel Klein, que elaborou toda a política de relacionamento de familiaridade e dedicação ao cliente. A contribuição da Casas Bahia para o desenvolvimento da população menos favorecida do Brasil é reconhecida não só pelos fregueses, mas serve de exemplo para o mundo.
2.1 PRIMEIRO DESAFIO:
Foi feita a pesquisa sobre a família Klein e a historia das Casas Bahia. No item abaixo vamos começar as avaliações acerca das pesquisas feitas.
2.1.1 ESTILO DE GESTÃO DAS CASAS BAHIA E ABORDAGEM TEORICA:
As Casas Bahia podem ser consideradas um marco no varejo Brasileiro com uma fórmula bastante simples e auxiliada por fatores econômicos positivos num mercado cada vez maior, consegue crescer e manter-se lucrativa sem perder o foco, arrebatando uma quantidade cada vez maior de novos consumidores . Apostando na população de baixa renda a Casas Bahia conseguiu um sucesso jamais previsto, pois para muitos seria difícil que essa população gerasse lucro, ou até mesmo que fosse confiável. Essa confiabilidade se deve as pequenas parcelas como a própria loja anuncia “prestações que cabem no bolso do cliente”, mantendo as menores taxas de inadimplência das lojas de varejo. Além disso a sua estratégia de venda sem comprovação de renda e o pagamento na própria loja, fazem com os clientes acabem adquirindo novos produtos. Logo o modelo de gestão é o familiar, e traz todos esses benefícios. As Casas Bahia usa a abordagem teórica da Estratégia para manter o sucesso das suas vendas.
2.1.1.1 PROCESSO DE FUSÃO E IMPACTOS SOFRIDOS:
O processo de fusão levou ao Grupo Pão de Açúcar a ter a maior rede de atuação de bens duráveis, não duráveis e semiduráveis. Os impactos sofridos em relação ao modelo anteriormente praticado logicamente foram visíveis por conta da Administração utilizada, pois com a fusão não existia apenas um setor de vendas e sim vários:
• conjuntura econômica de negócios e política no Brasil e, em especial, nos mercados geográficos em que a Via Varejo atua;
• a implementação das principais estratégias operacionais da Via Varejo, inclusive planos existentes ou pretendidos para expansão das suas atividades;
• variações no potencial de consumo e nas preferências dos consumidores da Via Varejo;
• variações no desempenho das vendas no mercado de varejo no Brasil;
• concorrência no mercado de varejo e no setor bancário no Brasil, como um todo, e, particularmente, nas regiões de atuação da Companhia;
• variações no custo dos produtos da Via Varejo e seus custos operacionais;
• aumento da inadimplência dos clientes da Via Varejo, bem como o aumento em sua provisão para créditos de liquidação
...