ESTILOS MUSICAIS
Dissertações: ESTILOS MUSICAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: debora159 • 8/11/2014 • 2.194 Palavras (9 Páginas) • 298 Visualizações
Estilos Musicais
Salsa
-Instrumentos típicos
Piano, conga, trompete, trombone, baixo, claves, sino de vaca, timbales, guitarra, bongos, saxofone, bateria.
-Subgêneros
Salsa gorda - Salsa romântica – Timba
-História
A Salsa nasceu em Cuba nos anos 1960, e é muito popular na Colômbia , República Dominicana, Cuba, México, Panamá, Porto Rico, Venezuela e Brasil. É medianamente popular nos Estados Unidos.
A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-americanos, tais como o son montuno, o mambo, cha-cha-chá, e a rumba cubanos. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México, foram eles que criaram o nome Salsa, Sonora Matancera é considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do Calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário.
Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor". O movimento que originou este novo estilo de música latino-americana começou em Nova Iorque, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando a criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano.
A salsa debutou no Hotel Saint-George no Brooklyn (Nova Iorque), onde o grupo Lebron Brothers, de origem porto-riquenha, entusiasmou o público no início dos anos 1970. Daí, se espalhou entre as comunidades latino-americanas nos EUA e Porto Rico, depois em Cuba, Venezuela, Colômbia e outros países de língua espanhola. Nomes como Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco, Hector Lavoe e Willie Colón (La Fania) se tornaram expoentes do gênero.
Nos anos 1980, a salsa foi invadida pelo merengue da República Dominicana e também pela música disco. Neste momento, surgiu uma nova geração de músicos como Frankie Ruiz, Eddie Santiago e Luis Henrique, que começaram a mudar o panorama da música latina criando a chamada "salsa erótica" - para muitos, uma traição do próprio caráter da salsa, machista, forte, ligada às ruas. No entanto, esta salsa erótica ou sensual trouxe nova atenção ao gênero.
Na década de 1980, a salsa se espalhou pelo México, Argentina, Europa e chegou ao Japão, onde surgiu a Orquestra de La Luz, banda onde todos os integrantes são
japoneses. Enquanto isto, o ritmo do merengue se tornava mais e mais popular em países como Porto Rico e era o ritmo que embalava as discotecas de música latina. Um país no qual se produziu, nos últimos anos, uma expansão da salsa com maior vigor é a Colômbia, destacando-se Joe Arroyo, o grupo Niche e a orquesta Guayacán. Entre os híbridos mais recentes da salsa, destacam-se os chamados "mereng-house", a "salsa merengue" e "salsa gorda".
Em 2000, surgiu a primeira companhia especializada em salsa no Brasil, a Conexión Caribe Companhia de Danças, que, em 2001, criou o Encontro Nacional de Salsa, evento anual que, a partir de 2003, se transformou no Congresso Mundial de Salsa do Brasil, um dos maiores eventos do gênero no mundo.
Rumba
- Instrumentos típicos
Congas, claves e chocalhos.
- Subgêneros
Yambu - Columbia - Guaguanco
- História
Rumba é uma dança cubana em compasso binário e de ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao flamenco. No flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraente, de certa forma alegre e de caráter menos misterioso do que os outros palos flamencos, como seria o caso da bulería, por exemplo.
Em termos da melodia, a escala menor harmônica não é tão utilizada quanto nos outros palos, sendo que geralmente uma escala diatônica predomina e interage em breves momentos com a menor harmônica em suas notas ciganas (o que de certo modo ajuda a manter as características do flamenco nesse estilo diferente). Um bom exemplo de rumba (como palo flamenco) é a canção Entre Dos Águas composta por Paco de Lucía. A influência de outros estilos musicais no flamenco ocorreu maioritariamente no início do século XX, enriquecendo-o e o popularizando-o no resto do mundo.
Teve origem com a chegada de tribos africanas trazidas a Cuba pelos espanhóis, mais precisamente da região de língua quimbunda, (Angola) e da Guiné. As danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (galo), orixás (Xangô) e em situações do cotidiano.
Tais danças agrupavam uma exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objetos do dia a dia.
A rumba, hoje, é uma dança de competições e salão, mas ainda possui admiradores ao redor do mundo. Rumba também pode ser apenas uma designação genérica de diversas outras músicas latinas.
Mariachi
- Instrumentos típicos
Os Mariachis modernos utilizam instrumentos de sopro, como os clássicos trompetes. Os Mariachis tradicionais utilizam apenas dois violinos, uma vihuela e um guitarrón. No início, tocavam um tamborzinho que proporcionava ritmo e se colocava uma tarima sobre a que dançavam descalços.
- História
Parece quase impossível compreender a cultura mexicana sem os tradicionais Mariachis, esses grupos musicais que tocam sons populares nas festas de aniversário, serenatas, casamentos, aniversários, formaturas e até funerais. A afeição dos mexicanos pelos Mariachis pode ser vista, dia após dia, na Praça Garibaldi, assentada na capital do país, onde centenas de turistas nacionais e estrangeiros congregam-se para ouvir melodias de rancheras, huapangos e boleros enquanto tomam uns goles de tequila. Mas os Mariachis são mais do que um simples espetáculo: são um símbolo nacional, uma tradição que remonta ao início do século XIX.
Existem várias teorias sobre a origem dos
...