ESTRATEGIA DE PLANO DE MARKETING
Por: rosibruno • 26/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 4.467 Palavras (18 Páginas) • 217 Visualizações
ESTRATÉGIA DE PLANO DE MARKETING Sergio da Costa Vieira Professor Edson Vaz Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0409) – Estratégia de plano de marketing 13/11/2014 RESUMO Esse trabalho tem por objetivo mostrar a importância que um planejamento de marketing tem sobre a empresa, em especial vamos usar o que estudamos sobre a empresa CD’ Ávilla e aplicarmos na Imobiliária PORTAL. Vamos ressaltar os pontos positivos e negativos da mesma que é um ambiente extremamente competitivo na área que atua, mostraremos que algumas estratégias simples de marketing podem auxiliar no reconhecimento, vendas e conquistar mais clientes e assim manter os mesmos. Nesse contexto, ressaltamos que algumas ações resultam não só na sobrevivência destas empresas, como também no seu crescimento e reconhecimento.
Palavras-chave: marketing, competição, micro e pequena empresa.. 1- INTRODUÇÃO
Vamos fazer a implantação do plano de marketing na Portal Imóveis. A Portal Imóveis é uma empresa moderna, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis. Mas para manter o pleno funcionamento do plano de marketing, será preciso estruturar um Sistema de Informação, para que as decisões sejam baseada no real mercado da localidade. FERRRELL e outros, (2000, p.20) em sua obra que trata da administração de marketing estratégico, destacam a necessidade de haver uma integração perfeita entre as estratégias e planos de marketing com a missão e as metas da organização, e os planos das outras áreas funcionais. “Desenvolver uma estratégia de marketing é impossível sem que as metas e os objetivos organizacionais estabeleçam os resultados específicos que devem ser atingidos por meio do plano de marketing.” A seguir descreveremos a Missão e Visão da Portal que acreditamos estar de acordo com os conceitos que relatamos anteriormente. Missão “Realizar negócios imobiliários com excelência e qualidade, alta tecnologia, pessoal qualificado em um ambiente de trabalho que proporcione o bem estar de todo, proporcionando retorno dos investimentos aos acionistas com segurança e confiança entre as partes envolvidas sendo socialmente responsável e respeitando o meio ambiente’’. Visão “Alugar e vender um imóvel não é apenas uma atividade lucrativa. É, acima de tudo, um compromisso com a felicidade das pessoas.”
2-VARIÁVEIS UTILIZADAS EM UMA ANALISE DO AMBIENTE DE MARKETING É muito importante levar em conta essa série de variáveis. Todas elas têm o intuito de ajudar a alavancar a empresa e assim ter um plano de marketing de sucesso. Todas têm o mesmo nível de importância, elas atuam nas características do mercado e do produto ou serviço. Essa é uma analise Microambiente que envolve variáveis como as que irei citar. Segundo Kotler (2000) as principais variáveis a serem consideradas são:
3- AS NECESSIDADES E O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
O marketing não cria necessidades, ele apenas as identifica para que possam ser satisfeitas e atrativas aos olhos dos consumidores. É importante saber diferencias a necessidade do desejo. A necessidade é um estado de privação de alguma satisfação básica, quanto ao desejo é algo que consumidores buscam pelo simples prazer de ter e status. Todos nós consumidores, somos influenciados por vários fatores que nos levam a decisão de comprar. Segundo Kotler (2000), são quatro os principais fatores:
4- DIFERENCIAL Uma empresa deve procurar maneiras especificas, um diferencial a mais para obter vantagens competitivas no seu mercado de atuação. O diferencial envolve um conjunto de características para distinguir o produto em relação à concorrência.
5- COMPOSTO PROMOCIONAL O composto promocional é a parte do marketing, que pode ser confundida pelos consumidores. Ela apresenta cinco ferramentas importantes para o desenvolvimento da empresa, são elas: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, força de vendas e marketing direto.
6- OBJETIVOS DO PLANO DE MARKETIG Para atrair cada vez mais seus clientes a Portal vem trabalhando com aluguel garantido para seus clientes assim se o inquilino não pagar quem paga é a portal, por esse serviço é cobrado mais uma taxa de administração do imóvel, mas em compensação o aluguel nunca irá atrasar para o proprietário do imóvel.
Para que este objetivo seja alcançado sugerimos que sejam feitos investimentos em publicidade comercial e institucional, para que se tenha cada vez mais credibilidade junto aos clientes. E, também que se incremente cada vez mais a participação em feiras de negócios imobiliários para divulgar lançamentos de empreendimentos e também para que a organização seja cada vez mais vista por todos os públicos que influenciam de uma forma ou de outra na empresa.
Com o implemento da publicidade, de maneira arrojada e institucional fará com que a Imagem da Portal Imóveis seja cada vez mais forte e conhecida, trazendo muita credibilidade para organização.
A capacitação dos colaboradores é também um ponto forte a ser avaliado, pois quanto mais preparado o colaborador estiver para atender ao cliente, mais retorno a organização alcançará, trazendo benefícios para todos os envolvidos. 7- ACÕES PROPOSTAS - Divulgação do aluguel garantido, que é um fator diferencial na imobiliária para atrair mais e novos clientes; através de meios de comunicação de massa, tv, rádio, jornal, revistas, internet, etc. - Participação em Feiras de Negócios Imobiliários regionais e estaduais para divulgar lançamentos de empreendimentos grandes e pequenos; - Atualização constante dos corretores e colaboradores para manter a completa satisfação do cliente, através de cursos, seminários, palestras e outros. Todo esse trabalho de divulgação do produto através da mídia também acarretará num reforço da imagem da empresa, tornando a marca cada vez mais conhecida e confiável. 8- CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante a elaboração deste trabalho foi possível perceber que a Portal Imóveis é uma empresa que tem um comprometimento com todos que realizam negócios, pois respeitam os direitos de todos, trabalhando dentro de padrões de ética profissional e possui uma conduta lícita e honesta. Com os funcionários mantêm um relacionamento próximo e em constante evolução, reconhecendo seus esforços e dando-lhes poder de decisão para fazer os negócios acontecerem. . Acreditamos que com a implantação sistematizada de um Plano de Marketing haverá mais prospecção de clientes, possibilitando que a empresa obtenha um crescimento contínuo no mercado em que atua. REFERÊNCIAS KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999. KOTLER, Philip. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. FERREL, O.C. et al. Estratégia de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000. BRGES, Miguel Antônio Furtado, Plano de Marketing para Pequenas e médias Empresas. 2012. Dissertação (Master em direção Estratégica Especializado em Marketing) – Fundação Universitária Iberoamericana, Praia Cabo Verde, 2012. Disponível em <http://pt.slideshare.net/borgesm/plano-de-marketing-para-as-pmes-projeto-final-de-mestrado-em-deem2013miguel-borges>. Acesso em: 24 out. 2014. |
...