ESTRATÉGIAS PARA MATERIAIS DE COMPRA E RECURSOS PATRIMONIAIS
Seminário: ESTRATÉGIAS PARA MATERIAIS DE COMPRA E RECURSOS PATRIMONIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vitoria2005 • 13/10/2014 • Seminário • 267 Palavras (2 Páginas) • 843 Visualizações
ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A definição de uma estratégia correta de compras pode dar à empresa uma vantagem competitiva. Ela pode decidir por duas formas básicas: Produzir ou Comprar. No caso dela decidir pela compra de terceiros ela precisará definir qual o grau de intensidade com que ela irá se relacionar com seu fornecedor. Alguns fatores são determinantes para a decisão do modelo ou estratégia de compra:
Grau de independência desejado;
Volume de capital a ser empregado;
Grau de relacionamento desejado com o fornecedor;
Nível de competência possuído;
Margem de lucro total desejada;
Custos envolvidos
As duas formas básicas de aquisição, produzir ou comprar (make or buy), significam, respectivamente, duas formas que em economia são chamadas de Verticalização e Horizontalização da produção ou do serviço.
A verticalização é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século XX, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo que usavam nos produtos finais ou detinham o controle acionário de outras empresas que produziam os seus insumos.
A horizontalização consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. É tão grande a preferência da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expansão é o de terceirização e parcerias.
VERTICALIZAÇÃO X HORIZONTALIZAÇÃO
VERTICALIZAÇÃO HORIZONTALIZAÇÃO
VANTAGENS DESVANTAGENS VANTAGENS DESVANTAGENS
Independência de terceiros Maior investimento Redução de custos Menor controle tecnológico
Maiores lucros Menor flexibilidade (perda de foco) Maior flexibilidade e eficiência Deixa de auferir o lucro do fornecedor
Maior autonomia Aumento da estrutura da empresa Incorporação de novas tecnologias Maior exposição
Domínio sobre tecnologia própria Foco no negócio principal da empresa
...