ESTUDO DE CASO
Trabalho Escolar: ESTUDO DE CASO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marceloferoldi • 11/10/2013 • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO setor de orçamentos finanças e controladoria do departamento de projetos do ministério de politicas estrátegicas 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
liderança 6
ÉTiCA 7
Conclusão 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 9
Biblioteca Digital 9
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 11
1 INTRODUÇÃO
NO estudo do caso “Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho” de Ana Paula Pinto Damasceno o objetivo é observar e analisar a postura dos envolvidos de suas diferentes formas de agir, reagir e lidar com os problemas assédio moral,agregada a questão racial e suscita sobre como um dirigente deve atuar para evitar a pratica dos assédios moral e sexual na equipe que gerencia.
O ambiente de trabalho pode ser afetado esses problemas podem causar uma desestruturação em toda uma equipe interferindo nos relacionamentos interpessoais e na qualidade do serviço,tendo então que gerenciar de maneira ética e profissional procurando sanar os transtornos causados as partes afetadas e ao clima organizacional.l
2 DESENVOLVIMENTO SETOR DE ORÇAMENTOS FINANÇAS E CONTROLADORIA DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS DO MINISTÉRIO DE POLITICAS ESTRÁTEGICAS
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA
Um setor governamental onde atuava uma equipe de funcionários aplicados.
Fernando chefe titular que comandava o departamento.Carla uma servidora que foi escolhida para substituir Fernando, por ela ser a mais qualificada e ter mais tempo de serviço prestado naquele local.
E por fim o SR Ricardo que trabalhando na área de analista de sistemas e foi protagonista nas relações que condizem falta de ética moral e racial.
Em uma área governamental trabalhava Fernando chefe titular ele mantinha uma equipe de colaboradores eficazes sua equipe atuava em uma área a onde emitem relatórios mensalmente os quais não podem atrasar pois deles dependem outros setores, Fernando terá que se ausentar do trabalho por motivo de saúde e colocou como sua substituta Carla.
Carla chefe substituta com graduação e especialista em calculo trabalhista era a pessoa certa para o cargo que lhe deixará, mas ali no mesmo local de trabalho havia outro colaborador que tinha sido contratado há pouco tempo,seu nome é Ricardo.
Ricardo trabalhando por pouco tempo era o analista, mas possuía outros requisitos para organizar festinhas fazer piadas e apelidar colegas.
Após Fernando se ausentar Carla começou a dirigir seu setor Ricardo com falta de ética fazia piadinhas com Carla por ela ser mulata após algum tempo de trabalho houve um acumulo de relatório e precisava ser entregue Carla propõe trabalhar fora do expediente a todos Ricardo mal intencionado se oferece para trabalhar com Carla, pois seu conhecimento em informática ajudaria e muito.
Carla no seu âmbito de trabalho começou a perceber que Ricardo estava assediado-a e começou a ignorar lhe percebendo isto Ricardo começou a difamar Carla para seus colegas de trabalho sem poder se defender, ele coloca em duvida a competência dela e mais faz piadas racistas sobre ela.
Carla começa a dar sintomas de depressão e se afasta de sua equipe alguns pensam que o poder subiu a sua cabeça, uma amiga tenta ajudar e Carla desabafa com ela e explica o que Ricardo estava a assediando e inverteu o caso favor dele quando ela não quis nada.
Terminando o tempo de atestado de Fernando quando retorna a repartição surpreendido com uma equipe totalmente desestruturada percebendo o clima pouco amistoso de Carla e sua equipe aos poucos vai sabendo do ocorrido por rumores e fofocas.
LIDERANÇA
Fernando exerce uma liderança exemplar, já Claudia deixa um pouco a desejar faltou confiança naquilo que a foi empregada deixou seus liderados perdidos, e ainda não tomou a atitude devida com relação a o assedio e ofensas raciais que foram ditas por Ricardo.
Segundo : Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:
• Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função.
• Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
• Situações de liderança (teoria Contingencial:). Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação
Para Lacombe os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido
...