ESTUDO DE CASO - CAIXA SEGUROS
Monografias: ESTUDO DE CASO - CAIXA SEGUROS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AMAROFLA • 22/4/2014 • 1.819 Palavras (8 Páginas) • 383 Visualizações
AMARO COELHO, WALKÍRIA KARLA E WANDER CAYRES.
ESTUDO DE CASO
GRUPO CAIXA SEGUROS
LUZIÂNIA-GO
14/01/2012
AMARO COELHO, WALKÍRIA KARLA E WANDER CAYRES.
ESTUDO DE CASO
GRUPO CAIXA SEGUROS
LUZIÂNIA-GO
14/01/2012
1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
É uma ......
2. Missão
Garantir tranquilidade no presente e qualidade de vida no futuro, oferecendo produtos simplificados e adequados às necessidades da família brasileira.
3. Visão
Ser referência na proteção da família brasileira, adotando princípios éticos e processos inovadores, através de equipe capacitada e comprometida com os clientes, os acionistas e a sociedade.
4. Objetivo Geral
O Grupo CAIXA SEGUROS é uma instituição 100% dedicada à proteção da família brasileira, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis, nos ramos de seguros, previdência, capitalização e consórcios.
5. Objetivo Específico
A empresa líder do Grupo CAIXA SEGUROS atua nos seguintes mercados:
• Seguros de pessoas (vida e acidentes pessoais)
• Patrimonial (residencial, automotivo e empresarial)
• Crédito (habitacional e prestamista)
• Riscos diversos (turismo, garantia, término de obras).
6. Histórico da Instituição
O Grupo CAIXA SEGUROS é o sexto maior do mercado segurador brasileiro – setor que hoje responde por 8% do PIB brasileiro. Em 2010, a Companhia faturou R$ 6,6 bilhões.
Nossas empresas obedecem aos padrões mais modernos de governança corporativa baseando-se nos princípios internacionalmente recomendados de transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa.
A Companhia tem como característica a valorização da inteligência e da inovação em sua gestão.
Somos uma empresa privada, sim, mas com o compromisso social de uma empresa pública, pois temos a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – maior agente de políticas públicas do governo federal brasileiro – como acionista.
Temos como principais acionistas duas instituições públicas de credibilidade inquestionável: a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e a francesa CNP ASSURANCES.
7. Responsabilidade Socioambiental
O Grupo CAIXA SEGUROS conta com uma política estruturada de responsabilidade socioambiental, atuando como um investidor social privado. Significa dizer que nossa corporação repassa recursos a projetos de interesse público de forma planejada e condicionada ao cumprimento de metas e à avaliação de resultados.
7.1 Juventude
O Grupo CAIXA SEGUROS acredita no poder transformador dos jovens brasileiros, por isso investe em programas de promoção da saúde desse público, com foco na redução da exposição dos mesmos à violência e à AIDS.
7.2 Meio Ambiente
O Grupo CAIXA SEGUROS é amigo das florestas brasileiras. Hoje, 17 hectares da Mata Atlântica – o equivalente a 34 campos de futebol – estão preservados e livres da depredação do homem por pelo menos três décadas graças ao patrocínio realizado pela CAIXA CAPITALIZAÇÃO no Carbono Seguro, primeiro programa do mundo a criar reservas de carbono em áreas até então destinadas à pecuária leiteira, atividade responsável por boa parte do desmatamento deste importante bioma.
7.3 Consumo Consciente
A população mundial consome 50% mais recursos naturais do que o meio ambiente pode oferecer. Esse dado alarmante nos leva a uma conclusão desesperadora: se continuáramos com esse consumo desenfreado, em pouco tempo o planeta Terra não poderá mais atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Ciente disto, o Grupo CAIXA SEGUROS criou um programa para inserir no DNA da empresa e de seus colaboradores a importância de tornar-se um consumidor consciente: o Programa Ambiental.
O Grupo usa como base cinco palavras-chave: reciclar, reutilizar, reduzir, repensar e respeito. Os cinco erres permeiam a política e a forma de atuação do programa. Veja abaixo o significado de cada erre e como eles norteiam o trabalho da Empresa:
■ Reciclar
Essa é a solução para o que não pode ser reutilizado. O Grupo realiza coleta seletiva em sua matriz. Todo o papel e o plástico consumidos são separados e vendidos a empresas de reciclagem. O dinheiro arrecadado é reinvestido em ações do Programa Ambiental. O lixo orgânico consumido é repassado para o Sistema de Limpeza Urbana de Brasília e transformado em adubo, utilizado nos canteiros da capital federal.
■ Reutilizar
Os copos de requeijão que acabam fazendo parte dos utensílios de cozinha são o exemplo clássico da reutilização. É dar um novo uso ao que viraria lixo. O Grupo CAIXA SEGUROS incentiva os colaboradores a aproveitar os dois lados das folhas de papel na hora de imprimir documentos e textos.
■ Reduzir
Como explicado no primeiro parágrafo, é fundamental reduzir o consumo de recursos naturais. O Grupo distribuiu 1.200 copos de vidro aos colaboradores. Canecas e xícaras também foram distribuídas. O objetivo das ações é banir de vez os copos descartáveis da Empresa. A Companhia foi também a primeira seguradora a compensar – por meio do plantio de árvores – as emissões de gases de efeito estufa de sua matriz, contribuindo, assim
...