ESTUDO DE CASO: UM DIA NA VIDA DE UM LÍDER E SUA EQUIPE
Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO DE CASO: UM DIA NA VIDA DE UM LÍDER E SUA EQUIPE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DENISE.BELO • 12/12/2014 • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 1.910 Visualizações
TRABALHO FINAL DE LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES
RIO DE JANEIRO
2014
DENISE BELO
O Trabalho Final da disciplina consistirá no desenvolvimento do Estudo de Caso “UM DIA NA VIDA DE UM LÍDER E SUA EQUIPE”.
RIO DE JANEIRO
2014
INTRODUÇÃO:
O Estudo de Caso "UM DIA NA VIDA DE UM LÍDER E SUA EQUIPE" nos revela o quanto ser líder é um desafio intelectual e emocional, exigindo um ato controle que é essencial para liderar uma equipe.
No relato em questão mostra um gerente de fábrica " Mário Martins" exemplificando um dia da sua rotina de trabalho, como seu modo centralizador e pouco planejado. Isso faz com que seu trabalho seja altamente desgastante e cheio de "surpresas" traduzidas em problemas que tomam todo o seu tempo e atrapalha o desempenho de sua função.
o que se vê neste relato é que a competência de Mário verificada através dos bons resultados de fábrica que o mesmo gerencia e as horas de dedicação que ele dispensa ao seu trabalho não é suficiente para gerar bem estar e qualidade de vida para ele como chefe e também para toda equipe que lhe acompanha.
As inúmeras interrupções, ligações, problemas urgentes a serem resolvidos são centralizados na figura do gerente de fábrica, que absorve toda essa demanda e não delega para outras pessoas que poderiam buscar as soluções.
DESENVOLVIMENTO:
1. A liderança exercida por Mário no estudo de caso é um tipo de liderança ainda encontrado nas organizações mas tende a ser instinto, pois em um cenário competitivo é preciso saber delegar de forma produtiva o trabalho.
O gerente típico, aquele que gosta de ser visto como chefe e ter subordinado sob seu controle não tem espaço no mundo corporativo moderno. Exercer o trabalho de liderança requer confiar nas pessoas, acreditando nas suas boas intenções e que elas farão o melhor, dando-lhes "poder" para executar suas tarefas buscando as melhores soluções.
As situações mostradas no estudo de caso mostram Mário como aquele líder em que todas as decisões passam por suas mãos, sendo principal responsânico responsas mãos e caso mostra MDO as melhores subordinados sob seu controle navel pela tomada de decisões e vários setores da empresa.
2- DISSERTAÇÃO DAS QUESTÕES - ESTUDO DE CASO.
2.1 Como você considera o trabalho de Mário comparando sua liderança com a de um gerente típico?
Tipologia das características de liderança são objetos de estudo constante. Frequentemente a liderança é definida como um forma de dominação, o controle, baseada no prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam a liderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderado, este conceito vem mudando e liderança passa ser não apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, com conscientemente ou não, pela pessoa do líder.
Para CHIAVENATO (2006, p.18-19) "a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamento. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas isto é, liderar".
A liderança de Mário mescla várias características no perfis de DEMOCRÁTICO e LIBERAL, segundo a teoria nos estilos de liderança é fácil identificar que existe uma dinâmica de envolvimento de seus liderados no processo decisório extremamente salutar envolve pessoas, isso sinaliza a importância de suas atividades, cria a premissa de busca de soluções além da inegável valorização as habilidades de suas equipe, para isso é necessário a montagem com habilidades complementares e sempre focar o esforço nas resoluções de resultado na SINERGIA.
Sinergia é a junção, a soma que faz uma empresa ser completamente diferente do seu concorrente. Dentro de uma empresa não é pensar só no meu bem-estar, mas no bem-estar dos outros, também. sinergia só é conseguida por meio da colaboração de todos os indivíduos, ou seja, estar comprometido com os valores e o foco voltado para o mesmo rumo. Jamais conseguiremos construir algo sozinho. Dependemos dos outros. Nunca diga: "EU DEPENDO DE MIM MESMO, NÃO PRECISO DE NINGUÉM".
2.2 Avalie as atividades de Mário em termos de: (a) funções, (b) papeis, (c) habilidades e competências de um gestor.
PLANEJAR (Eficácia) => ORGANIZAR (Eficiência) => LIDERAR (Eficácia) => CONTROLAR (Eficiência), são idéias amplas que se complementam, mas para entendê-las é necessário compreender o significado dos conceitos usados em ambos: Eficiência, Eficácia, planejar, organizar, liderar e controlar.
De fato um bom processo de administrar ocorre como descrito acima. Mario tem um bom domínio, a pesar de nem sempre conseguir executar o planejado ele consegue ter um saldo final positivo.
Papeis: em relação a assegurar o desenvolvimento da empresa, Mário desempenha muito bem esse papel, em sua organização isso é patente através de seus indicadores, o texto explicita bem que nos últimos 10 meses a empresa tenha sido a mais lucrativa do grupo.
Habilidade: é a habilidade de lidar com problemas, durante todo o estudo de caso é a habilidade mais citada e desempenhado por ele, a missão de gestor em linhas gerias é essa: SOLUCIONAR PROBLEMAS, as outras como, polivalência, adaptabilidade, ponderação, interação, dentre outras estão implícitas, como o fomento do trabalho em equipe, comunicação clara e objetiva e as sistematização e organização do seu tempo.
Competências: o administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert
2.2.1. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: técnicas, humanas e conceituais. Todo administrador e /ou gestor precisa de três habilidades. Enxergo que a principal competência de Mário, seria justamente o uso delas em diversos momentos, não há de forma equilibrada, pois cada situação demanda mais de uma habilidade de que outra o que é normal é extremamente
...