ETICA
Trabalho Universitário: ETICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ADELAINEE2 • 23/3/2015 • 566 Palavras (3 Páginas) • 492 Visualizações
O Príncipe, de Nicolau Maquiavel
Pesquisar sobre ética é como viajar para um mundo sem fronteiras. Podemos encontrar estudos da Grécia Antiga (berço das discussões sobre ética). Podemos conhecer a versão cristã da ética na era Medieval. Podemos ler obras da época do Renascimento. Podemos estudar as posições de filósofos modernos. Podemos testemunhar a participação de interessados dos mais diversos perfis em debates a respeito do assunto em nossa atualidade.
É possível que você já tenha lido O Príncipe, de Maquiavel. Se ainda não o fez, deve, pelo menos, ter ouvido falar. Esta obra é uma referência até hoje, apesar de ter sido escrita em 1513 e publicada apenas em 1532, após a morte do autor. Por que será que suas ideias alimentam debates até hoje?
Nessa obra, Maquiavel apresenta quais seriam as melhores condutas para um príncipe conquistar e manter suas conquistas. Os pensamentos consequencialistas são perceptíveis em várias passagens do livro.
Há um trecho em que Maquiavel escreve: “[...] pareceu-me mais conveniente procurar a verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se pode imaginar” (MAQUIAVEL, 1973, p. 69).Dentro do contexto do livro, podemos interpretar essas palavras do autor como: vale mais a vantagem que um príncipe obtém para si próprio por meio de suas condutas do que a conduta em si mesma.
Há um documentário sobre a obra O Príncipe que faz uma paráfrase de algumas falas de Maquiavel.
O trecho inicial do filme mostra um homem que escreve ao novo presidente dos Estados Unidos, dando-lhe conselhos sobre como manter seu poder na presidência. Aí está a comparação com a obra O Príncipe, em que Maquiavel começa escrevendo a Lourenço de Medici – um estadista da época do Renascimento Italiano – e lhe oferece seus estudos sobre como um príncipe deve agir para manter seu poder.
O peso do pensamento consequencialista do tipo pragmático é mantido na paráfrase do filme, assim como está no livro. Ou seja: a conduta é avaliada em função das melhores consequências para quem a está praticando. Se analisarmos friamente o trecho do documentário, teremos a impressão de que o homem que escreve ao novo presidente dos Estados Unidos o aconselha à conduta do fingimento para poder manipular o povo e manter seu poder na presidência.
O livro O Príncipe retrata esse mesmo contexto: utilizando-se de exemplos de homens poderosos, da Antiguidade à Renascença, o autor descreve como as vantagens oferecidas pelo poder e pela fortuna podem despertar a ambição de governantes, levando-os a atos desleais e violentos.
A obra de Maquiavel tornou-se um instrumento para reflexões sobre ética. Trata-se de uma obra antiga cujos debates ainda são bem atuais: a prática de uma política totalmente isenta de condutas éticas, retratada por Maquiavel, é ainda uma realidade até hoje.
Você deve saber que o termo maquiavélico surgiu a partir de O Príncipe. Alguns estudiosos defendem Maquiavel, afirmando que, na verdade, ele era um cidadão que defendia a moralidade. É provável que o autor tivesse a intenção de lançar debates sobre a falta de ética na política exatamente retratando o pior da prática da política.
Será que existem diferenças entre o conceito de ética e de moral? Na verdade, as palavras ética e moral têm a mesma
...