ETICAS NOS NEGOCIOS
Trabalho Universitário: ETICAS NOS NEGOCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thayynna • 20/10/2014 • 2.666 Palavras (11 Páginas) • 243 Visualizações
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................5
2.1CODIGO ETICA DO CONTADOR .......................................................5
3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................10
4 CONCLUSÃO........................................................................................12
5 REFERENCIAS......................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa aborda a conduta do profissional contábil, bem como os principais motivos que podem levá-lo a ferir sua moral e ética profissional. O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas, aos princípios e aos valores que regem a sua profissão. É necessário que o perfil do profissional da Contabilidade seja formado por elevados conhecimentos técnico e indispensáveis valores éticos tais como responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utilizam de seus trabalhos, o que faz com que as informações por ele prestadas sejam de total transparência e confiabilidade. No entanto, manter uma postura ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, está diretamente associado à redução de custos não é tarefa fácil. Aliada a isso, considerando a excessiva carga tributária a que estão expostas as empresas brasileiras, o que representa parcela significativa na formação de custos, a prática da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial. Um exemplo disso foi a Cervejaria Schincariol, acusada de sonegar, em cinco anos, aproximadamente R$ 1 bilhão em impostos. Casos de fraudes contábeis evidenciam a responsabilidade do contador, tanto quando subordinado, tanto quando autônomo; além disso, atraem a atenção da sociedade para toda a classe contábil. Ressalte-se, então, que o sucesso de um profissional está altamente relacionado ao sucesso de sua classe, e esta, para alcançar uma posição de destaque, depende dos atos de todos os membros que a compõem. Os dilemas éticos apresentam-se, no dia-a-dia do contador, e cabe, a cada profissional, fazer sua escolha. Contudo, ele deve ser sempre consciente de que nada justifica uma atitude antiética.
2 DESENVOLVIMENTO
Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. É a ciência vinculada ao julgamento de apreciação moral. A ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo.
Embora pareça uma definição simples e de fácil aplicação, é, na realidade, um conceito complexo, pois engloba juízos de valor, não tão fáceis de serem aplicados.
Para que as atitudes de um indivíduo sejam consideradas éticas, é necessário que estejam de acordo com o conjunto de valores imposto pela sociedade. Caso contrário, há o desvio de conduta, e este indivíduo estará sendo antiético.
Mas, mesmo a ética, que tem sua conceituação muito relacionada a regras, tem suas exceções, conflitos e relatividades, pois o que é considerado moralmente correto numa sociedade pode ser condenado em outras. Por exemplo, é natural, em alguns países, que um homem tenha mais de uma esposa, algo inaceitável por grande parte das culturas.
Assim, o fato de ter uma conduta ética ou não, está também relacionado ao meio no qual o indivíduo está inserido.
A ética é uma importante fonte de direitos do homem. Ela condiciona-o a impor limites a si mesmo de modo contínuo, para que possa manter o equilíbrio necessário para a vida em sociedade.
Portanto, pode conceituar-se a ética como a ciência que estuda a conduta dos seres humanos, analisando os meios que devem ser empregados para que a referida conduta reverta se sempre em favor do homem.
2.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR
A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Diante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício da profissão.
O contador também tem seu Código de Ética Profissional, o qual contêm os deveres e as proibições para o desempenho de suas funções e as penalidades a serem aplicadas quando constituída uma infração ética. Como fonte orientadora da conduta deste profissional, as normas têm por objetivo fixar a forma pela qual ele deve conduzir as suas funções e atividades estabelecidas na legislação vigente.
Alguns de seus deveres, previstos no artigo 1º do Código de Ética Profissional, são:
__ exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade;
__ guardar sigilo sobre razão do exercício profissional lícito, ressalvados em casos previstos em lei ou quando solicitados por autoridades competentes como, por exemplo,
Conselhos Regionais de Contabilidade;
__ zelo pela sua competência técnica e seu cargo, entre outros.
O artigo 9º prevê a conduta do contador em relação aos colegas, a qual deve ser pautada nos princípios e considerações, respeito, apreço e •solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe.
De acordo com o artigo 11, o contabilista deve, com relação à classe, observar as seguintes normas de conduta:
I – prestar seus concursos morais, intelectuais e materiais, salvo circunstâncias especiais que justifiquem a sua recusa;
II – zelar pelo prestígio da classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento das suas instituições;
III – aceitar o desempenho do cargo de dirigente nas entidades de classe, admitindo se
...