EXERCÍCIOS DE TECNOLOGIA
Trabalho Universitário: EXERCÍCIOS DE TECNOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TamiressC • 23/9/2014 • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 715 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA - ENGENHARIA CIVIL
DISCENTE: TAMIRES DA SILVA CORDEIRO
DOCENTE: CARLOS ALVES
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I
EXERCÍCIO AVALIATIVO
01. Explique a diferença entre técnica construtiva e tecnologia construtiva.
Técnica construtiva é a parte da engenharia que estuda as etapas de execução das obras com suas diversas alternativas, esclarecendo quais as mais adequadas dependendo das condições da obra.
Tecnologia Construtiva
02. Explique o que é um sistema construtivo.
A combinação de materiais, utilizados na materialização dos diversos elementos de construção de um edifício, denomina-se por solução construtiva. A combinação das soluções construtivas utilizadas nas definições dos principais elementos de construção: pavimentos, paredes e coberturas é conhecida por sistema construtivo.Devido à investigação e à evolução tecnológica que se desenvolve no domínio da construção, existem atualmente inúmeros exemplos de novos sistemas construtivos, surgindo todos os dias novas soluções, a maioria com baixa capacidade de vir a ser amplamente aplicada na construção.
03. Dê exemplos de sistemas construtivos tradicionais.
A alvenaria é uma técnica de confecção de muros utilizando tijolos, lajotas ou pedras de mão, aglutinados entre si por meio de uma argamassa. No período do Brasil colonial as argamassas mais utilizadas eram de cal e areia ou de barro.
ADOBE
O adobe é uma lajota feita de barro com dimensões aproximadas de 20 x 20 x 40 cm, compactados manualmente em formas de madeira, postos a secar à sombra durante certo numero de dias e depois ao sol. O barro deve conter dosagem correta de argila e areia, para não ficar nem muito quebradiça, nem demasiadamente plástica. Para melhorar sua resistência, pode-se acrescentar fibras vegetais ou estrume de boi. As lajotas assim confeccionadas são assentadas com barro, e revestidas com reboco de argamassa de cal e areia. Embora encontremos importantes construções feitas inteiramente de adobe, como a matriz de Santa Rita Durão, MG, o material era usualmente reservado a divisórias interiores.
TIJOLOS CERÂMICOS
Usando a mesma matéria prima – a argila, o tijolo cerâmico difere do adobe pelas suas dimensões menores e pelo fato de ser cozido em fornos, a altas temperaturas. Sua durabilidade o rivaliza com a pedra. Foi talvez o primeiro material de construção durável utilizado pelo homem.
PEDRA
Era o material que conferia maior resistência aos muros, razão porque era utilizada nas fortificações, igrejas monumentais e nas construções oficiais. No início da colonização, ainda no século XVI, já eram encontradas construções assim realizadas. As pedras utilizadas eram calcários, arenitos ou pedra de rio e granitos. As argamassas eram cal e areia, mais resistente, ou o barro, onde não existia a disponibilidade de cal. As pedras eram de tamanho variável, até 40 cm na maior dimensão ou mais, e acabamento irregular, sem qualquer trabalho de aparelhagem. Pedras menores eram colocadas para calçar as maiores.
CANTARIA
Por cantaria entendemos o serviço utilizando a pedra lavrada de maneira precisa, de modo que as peças se ajustam perfeitamente umas sobre as outras sem o auxílio de argamassa aglutinante. Para o assentamento rigoroso utilizam-se grampos metálicos e, às vezes, óleo de baleia como adesivo, para auxiliar na vedação. Apesar de ser um serviço sofisticado, que exige profissional bastante habilitado – o canteiro é também milenar. Os templos gregos e romanos, as grandes catedrais medievais foram, em sua maioria, executados em cantaria.
TAIPA DE PILÃO
A taipa de pilão foi o material mais empregado nas construções coloniais no Brasil, devido, sobretudo à abundância de matéria prima – o barro vermelho, à relativa facilidade de execução, à satisfatória durabilidade e às excelentes condições de proteção que oferece quando recebem manutenção adequada.
PAU - A – PIQUE
Pau-a-pique, taipa de sebe, taipa de mão, barro armado ou taipa de sopapo, são diversos nomes para um dos sistemas mais utilizados tanto nos tempos da colônia como ainda hoje em construções rurais, devido a suas qualidades – baixíssimo custo (todos os materiais são naturais), resistência e durabilidade. Conhecido dos indígenas e dos negros africanos, utilizado no Nordeste, nosMassapés e em Minas.
ENXAIMEL
Em tudo semelhante ao sistema anterior no que se refere à estrutura principal, dele difere quanto à vedação. Neste caso o vão entre os esteios, estes também denominados enxaiméis, e as madres, baldrames e frechais, é reforçado com peças inclinadas nos cantos ou na diagonal dos quadros. Estas peças têm o nome de cruz de Santo André ou aspas francesas. O vão é preenchido com adobe ou mesmo tijolos. Esta técnica é também milenar, utilizada na Europa medieval, e muito popular no sul do país.
TABIQUE
Tabique é uma divisória feita com estrutura de vigas de madeira e revestimento de tábuas. È um serviço e grande simplicidade e facilidade de execução, utilizado no Brasil colonial sobretudo para divisórias internas. As madeira utilizadas são as mesmas das estruturas de maior responsabilidade, isto é, aroeira, ipê, peroba, maçaranduba, jatobá, e também aquelas de menor densidade como o cedro, a canela, o vinhático, a caviúna, entre outras.
04. Dê exemplos de sistemas construtivos inovadores. Comente sobre cada um deles.
SISTEMA DE ALVENARIA ESTRUTURAL
É um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos quedesempenham a função estrutural são dealvenaria, ou seja, os próprios blocos deconcreto.
SISTEMA DE PRÉ-MOLDADOS
A
...