EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO
Tese: EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatimasantos26 • 28/9/2014 • Tese • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
ALIENAÇÃO NA EDUCAÇÃO
ORIGENS E CAUSAS POSSÍVEIS Não pretendemos fazer aqui um apanhado absolutamente preciso dos fatos no espaço e no tempo, apenas, pretendemos nos situar no contexto atual no que se refere à alienação na educação enquanto um dos pilares de construção de uma sociedade mais justa que possa atender aos anseios da sociedade. Deste modo, sem nos referirmos ao período que vai de 1500 a 1800, por inútil ao nosso estudo, podemos nos situar entre 1808 – da vinda da família real para o Brasil – até aos dias de hoje, de certa forma, tudo o que existe hoje, foi gestado lá. Podemos afirmar com certa segurança, que a causa principal e as origens de nossa realidade atual parte do modelo social estabelecido desde o início da colonização com o modelo econômico baseado na escravidão e exploração e a idéia de recursos infinitos para a manutenção de tal sistema. Disto, depreende-se que as elites jamais se preocuparam com o futuro da nação, portanto, a escola seria algo exclusivo e acessível somente ao reduzidíssimo grupo de “eleitos” que comandava os destinos da nação, sendo impensável qualquer projeto que incluísse pessoas que não fossem “elite”.
CONCRETIZAÇÃO E CONTINUIDADE Com a queda do sistema monárquico e proclamação da República, novos ideais surgiram, porém, na realidade, nada mudou, apenas deu continuidade sob outra bandeira, da mesma realidade de exclusão e blindagem das elites dominantes através do impedimento de acesso à educação de qualidade de forma ampla e generalizada. Sem entrar em particularidades que não cabem em nosso estudo, podemos afirmar que a criação das UF’s estabeleceu um critério pernicioso que ainda vige, a qualidade de ensino das UF’s é bom e gratuito, porém, a maioria esmagadora dos aprovados em seus vestibulares é composta de estudantes provenientes das classes sociais “A” e “B”, que podem pagar cursos preparatórios caríssimos. Por outro lado, os vestibulares das UP’s são misteriosamente amenos, não é muito difícil a aprovação neles, já a permanência está obviamente ligada á pontualidade no pagamento da mensalidade.
8/9/2014 Alienação na Educação - Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) - Alinesouzafelix
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aliena%C3%A7%C3%A3o-Na-Educa%C3%A7%C3%A3o/44650612.html 2/5
Assim, concordando, aderindo ou aceitando sem revolução o sistema vigente, nos encontramos sob um sistema tragicômico; RICOS estudam nas “melhores” UF’s de graça e POBRES estudam em UP’s (de qualidade também questionável) pagando caro, se puderem.
O QUE A ALIENAÇÃO NA EDUCAÇÃO NOS DIZ SOBRE:
PROFESSORES MAL REMUNERADOS / DESMOTIVADOS Não é novidade que, se eu não me sinto recompensado pelo que eu faço, não terei necessariamente compromisso com a causa. Este capítulo é muito amplo na realidade brasileira, o espaço não comporta análise mais aprofundada, mas podemos afirmar sem medo de errar que sem valorização e capacitação dos profissionais da área, jamais sairemos do estado de letargia vigente, a experiência internacional é clara sobre como os países que investiram na qualidade da educação de forma ampla, se desenvolveram após a segunda guerra mundial, com ou sem recursos naturais.
PROFESSORES DESPREPARADOS Da causa anterior, decorre naturalmente a realidade triste para a educação que é o professor despreparado, por falta de candidato (que é estatístico, pois muitos cursos de Licenciatura estão fechando por esta causa) estão chegando às salas de aula profissionais totalmente despreparados para o ofício. Por exemplo: em conversa informal com determinada pessoa, ela confundira a capital da Suíça com a capital da Áustria, isto seria normal caso esta pessoa em questão não fosse “professor” de Geografia. Junte-se a isto um fato narrado por uma professora de escola estadual que relatou que “seus piores alunos do ensino médio estão assumindo as vagas de professores nas escolas do município”, pois nos concursos abertos não há candidatos suficientes para cobrir as vagas ofertadas.
APATIA E DESPREPARO DOS PAIS E ALUNOS O círculo vicioso que mantém a massa ignorante e alienada por gerações sucessivas gerou a falta de estrutura no lar, disto decorre a falta de educação primária que o indivíduo deveria receber na família, não acontecendo este primeiro preparo, chegam às escolas alunos que
8/9/2014 Alienação na Educação - Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) - Alinesouzafelix
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aliena%C3%A7%C3%A3o-Na-Educa%C3%A7%C3%A3o/44650612.html 3/5
não sabem como se portar, encontrando um ambiente hostil, em contrapartida ele terá que defender-se como puder, daí, cria-se na escola uma “sociedade” que obrigará o aluno a se adequar às regras impostas, muitas vezes com resultados muito infelizes.
ESCOLAS EM PÉSSSIMAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO Com raras exceções, nossas escolas sofrem problema crônico de falta de manutenção, equipamentos adequados, vandalismo, roubo, descaso, etc. O que da a falsa sensação de que as escolas particulares são paraísos maravilhosos, tanto no quesito de estrutura quanto da didática, mas não é bem assim, existem sim, campos de excelência, mas para poucos, das UP’s, pelos preços praticados, seria de se esperar coisa melhor tanto na estrutura quanto na didática.
BULYING E VIOLÊNCIA Este tem sido um dos mais tristes capítulos na educação brasileira, não é exclusividade nossa, mas é uma realidade que não pode ser negada, tanto de alunos entre si quanto contra os professores, o bulying e a violência nua e crua tem sido uma constante nos noticiários, entretanto, sabemos que as estatísticas são subestimadas, pois a grande maioria não vira notícia.
ILUSÃO DA TECNOLOGIA Com o advento da internet e seus desdobramentos que se estendem no atual momento de revolução da informação
...