TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  8.989 Palavras (36 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 36

I.Introdução

A pobreza continua sendo uma das grandes barreiras para o desenvolvimento na vida da população no Mundo. Uma das formas mais efectivas de amenizar a pobreza, é garantir a segurança alimentar através do aumento da produção e da produtividade. O sucesso para esta abordagem não só inclui aspectos da agricultura, apesar de se reconhecer o seu papel vital mas, deve-se fazer uma abordagem mais ampla.

A extraordinária redução da pobreza em algumas partes do globo nos últimos anos, capturou nossa imaginação: quem sabe não poderíamos viver num mundo em que ninguém mais sofre com a pobreza ainda nas próximas décadas, fazendo da pobreza apenas mais um dos capítulos na nossa evolução histórica? Governos, académicos, instituições financeiras e de desenvolvimento, todos estão empenhados na luta contra a pobreza.

No contexto regional, ela é também considerada um grande obstáculo para o desenvolvimento económico e social da Região Austral de África. Os conflitos armados, crescimento populacional, ausência e insuficiência de serviços sociais básicos, problemas ambientais (desflorestamento, aquecimento global, mudanças climáticas, exploração irracional de recursos naturais entre outros), são os principais factores que contribuem para que esta região seja assolada por este mal.

Para o caso do nosso Pais Moçambique sendo um dos países mais pobres do mundo, a pobreza foi influenciada pelo conflito armado dos 16 anos já findo, que destruiu muitas infra-estruturas sociais, dizimou vidas humanas, actualmente, ela está relacionada com o crescimento demográfico, insuficiência de serviços básicos nas áreas mais recondidas, esgotamento de recursos naturais, a falta de oportunidades no envolvimento dos destinos do Pais, problemas ambientais cada vez mais crescentes (queimadas descontroladas, desflorestamento devido ao corte de madeira, mudanças climáticas e mais).

No caso específico, do local em estudo, a pobreza esta aliada ao crescimento populacional, escassez de recursos naturais, falta de oportunidades na participação e tomada de decisões, insuficiência de serviços sociais, o desemprego.

Dado o seu multifacetado conceito, impacto da pobreza no desenvolvimento constitui um dos temas mais discutidos e polémicos da actualidade. Este trabalho, esta divido em III Capítulos, o

I Capítulo faz um abordagem da fundamentação teórica de aspectos ligados ao tema como definição de conceitos, variáveis de pobreza (dependente e independente), trajectória da concepção da pobreza na actualidade, pobreza com um factor social, causas e história, factores e indicadores de pobreza, problemas relacionados com a pobreza, factores e indicadores de desenvolvimento, educação de adultos para o desenvolvimento, consequências da pobreza e objectivos do desenvolvimento do milénio, em quanto que o Capítulo II fala de questões relacionadas com enquadramento legal da área de estudo, Localização geográfica e características físicos naturais da área de estudo, divisão política administrativa, aspectos físico-naturais da área de estudo, aspectos demográficos, e por último o Capítulo III abarca questões relacionadas a com os trabalhos efectuados no campo local de estudo, bairro de Icidua na cidade de Quelimame, faz uma análise interpretação de dados da entrevista realizada no bairro de Icidua, por fim segue-se a conclusão, recomendações e bibliografia.

1.Tema

Impacto da Pobreza no Desenvolvimento da Comunidadede de Icidua na cidade de Quelimane

1.1.Problematização

A pobreza continua a evoluir de forma gradual nas comunidades rurais em Moçambique. Esse pressuposto é resultado da intervenção de várias índoles quer Governamentais ou Não governamentais. Olhando para aquilo que são as características e indicadores de pobreza e tendo em conta a área de estudo em que se regista fraca capacidade de serviços sociais, maior número de desemprego, fraco saneamento do meio ambiente entre outros factores há uma questão que se levanta:

Será que a pobreza tem impacto no desenvolvimento da comunidade de Icidua na cidade de Quelimane?

1.2.Justificativa

O tema acima em abordagem, é relevante e de grande importância para a sociedade em geral pois de alguma maneira pretende-se com este estudo, analisar as causas e as consequências que interferem no desenvolvimento da comunidade de Icidua na cidade de Quelimane.

Pela natureza do impacto da pobreza sobre o tecido social e o meio ambiente, há toda necessidade de propor medidas preventivas e correctivas que podem minimizar os efeitos da Pobreza no desenvolvimento da comunidade de Icidua e levar avante no comprimento dos grandes desafios definidos pelo Governo Moçambicano no Plano de Alivio a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA II) como metas a serem alcançadas no milénio.

.

1.3.Hipoteses

De forma a responder a questão acima levantada importa dizer, os altos índices de pobreza que interferem no desenvolvimento do bairro de Icidua podem estar relacionados com:

 Baixo nível de escolarização,

 Ausência de serviços sociais básicos,

 Falta de oportunidades de emprego

 Deficiente saneamento do meio ambiente.

 Insustentável Exploração de recursos naturais.

1.4. Objectivos

1.4.1. Geral

Analisar as causas e consequências da pobreza na comunidade de Icidua na cidade de Quelimane.

1.4.2.Específicos

 Descrever as causas da Pobreza no desenvolvimento da comunidade de Icidua;

 Identificar indicadores de pobreza e desenvolvimento.

 Propor medidas preventivas e correctivas que podem minimizar os efeitos da Pobreza no desenvolvimento da comunidade de Icidua.

1.5.Metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com