Economia
Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nesa • 20/10/2013 • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 6.141 Visualizações
Capitulo: Custo e Produção
1 Teoria da Produção.
1 Defina produto, insumo e função de produção?
Produto e bens e serviços, insumos e mão de obra,terra e capitais ou seja,tudo necessário para se produção algo ex: calça,necessita de tecido,mão de obra ,linha e etc..
2 Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes. ?
Que o aumento do uso do insumo variável mantendo constante a quantidade do insumo fixo, gera acréscimos cada vez menores na produção, chegando, depois de dado acréscimo do fator variável, a um produto máximo e depois decrescendo.
3 Defina produto total,produto marginal e produto médio.Mostre as principais relações entre esses conceitos?
Produto total:é quantidade do produto que se obtém da utilização do factor variável,mantendo fixa a quantidade dos demais.
Produto marginal:é relação entre variações do protudo total e da quantidade utilizada no factor.O produto total varia quando ocorre variação no factor de produção.
Produto médio:é o resultado que se tem da divisão da quantidade total de produção pela quantidade que se utilizou ou seja a produtividade média da mão de obra e a do capital.
4-Explique por que a maximização dos lucros ocorre no ponto em que a receita marginal se iguala ao curso marginal?
Uma empresa tem seu custo marginal acima da receita, a tendência é que seus lucros extraordinários cheguem a zerar, neste caso o empresário diminuirá a produção,pois cada unidade adicional que deixa ser fabricada aumenta seus lucros. Ao contrario quando a receita for maior que o custo ela maximiza seus lucros e quando em longo prazo atraem novas empresas, aumentando assim a oferta de produtos, havendo um acumulo de estoque tendo que diminuírem a produção, gerando até desempregos e se vendo obrigados a baixarem seus preços, até que se cheguem ao equilíbrio, portanto o empresário fabricará a quantidade de seu produto no ponto em que a receita marginal for igual ao custo marginal, pois nesse caso seu lucro será normal, porém total em longo prazo.
5-Mostra as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção ?
Custos de Oportunidade e custos contábeis: enquanto a avaliação contábil financeira está nos custos contábeis, que são os custos históricos de quanto a empresa efetivamente pagou para a compra e/ou aluguel dos insumos, a análise econômica se calca nos custos de oportunidade, que são os custos implícitos na possibilidade de ganho nos demais setores por meio da utilização dos recursos atualmente empregados na produção.
6-Explique as diferenças entre os conceitos de lucro contábil,lucro normal e lucro econômico?
A diferença entre conceito de lucro contábil, normal e que o lucro contábil é a diferença entre a receita e lucro.
O lucro normal é o custo de oportunidade do capital,sendo assim p lucro normal é o que mantém numa determinada atividade.
7-Conceitue break-even point e diga qual conceito de lucro é levado em consideração.?
Representa o nível de produção em que a receita total é igual ao custo total(lucro total zero) e a partir do qual a empresa passa a gerar lucros,são levados em consideração o lucro contábil explicito que envolve desembolso financeiro.
CAPITULO 7
ESTRUTURA DE MARCADO
1-Caracterize o mercado concorrencial.Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?
Mercado Concorrencial são aquelas empresas que fabricam os mesmos produtos e disputam os mesmos clientes.
A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço e produzir até o seu preço igualar-se ao custo marginal.
02- Diferencia lucro normal de lucro extraordinário.
O Lucro Normal é o valor que o proprietário mantém de uma determinada atividade, o valor que exceder do lucro normal passa a ser chamado de Lucro Extraordinário é onde as receitas superam os lucros.
3-Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
Monopólio é a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderam diminuir a produção e aumentar os preços, por serem os únicos fornecedores. Os Oligopólios
...