Economia
Trabalho Escolar: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pereira89 • 21/11/2013 • 1.145 Palavras (5 Páginas) • 447 Visualizações
1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e da microeconomia.
A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permite conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Em suma a macroeconomia ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis. Por outro lado a microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda comportamentos das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. Estuda os mercados que operam os demandantes e ofertantes de bens e serviços. Sob uma perspectiva microeconômica, considera-se a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais.
2. Sintetize os objetivos de política econômica.
A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank . Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrar-se globalizada.
Os objetivos da política econômica são:
a) alto nível de emprego;
b) Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções que esta acarreta, como veremos no capítulo 13, são um objetivo da política econômica;
c) Distribuição Eqüitativa de Renda;
d) Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.
3. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.
Políticas de estabilização da inflação são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda. O controle inflacionário ou o fim do "imposto inflacionário" representa um dos principais pilares para a distribuição igualitária da renda numa economia. Pois simboliza o repasse direto e indireto de renda às classes mais baixas da sociedade. As pessoas mais pobres não têm como se proteger dos efeitos de um processo inflacionário, pois não tem acesso aos bancos ou a investimentos que possam lhe garantir rendimentos ao menos iguais a inflação.
A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.
4. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”.
A idéia da "não-compatibilidade" entre crescimento econômico e distribuição de renda deve estar calcada na teoria de que a elevação da taxa de poupança, necessária para o aumento do investimento e, subseqüentemente, para o crescimento econômico, não seria possível com a distribuição de renda, dado que a taxa de poupança da população mais pobre sempre seria inferior. Este pressuposto não é necessariamente verdadeiro (há formas de incentivar a elevação da taxa de poupança da população de menor renda, por exemplo por meio de um melhor desenvolvimento do sistema financeiro, de forma que acreditar que a concentração de renda é a única forma de elevar a taxa de poupança é falsa) obviamente. Com relação ao milagre econômico, a idéia de que a concentração de renda deu-se apenas devido à elevação da demanda por mão de obra qualificada, sendo um subproduto do próprio desenvolvimento não parece ser verdadeira, pois se este fosse o caso, uma política intensa de treinamento levaria a uma redistribuição de renda que compensaria os efeitos deletérios do desenvolvimento, fato que pelo visto não se concretizou.
5. Resuma os instrumentos de política econômica.
A economia gerencial aplica análise microeconômica para especificar decisões nas organizações. Ela se aproveita pesadamente de métodos quantitativos como pesquisa operacional e programação e também de métodos estatísticos como a regressão ausentes a certeza e informação perfeita. Um tema unificador é a tentativa de otimizar decisões de negócios, inclusive minimização de custo por unidade e maximização de lucro, dados os objetivos da firma e limitações impostas pela tecnologia e condições de mercado. Política pública, mudanças ou distúrbios em uma economia
...