Economia 2
Dissertações: Economia 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katia_medeiros • 8/9/2014 • 1.716 Palavras (7 Páginas) • 248 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
O aquecimento econômico brasileiro proporcionando aumento do poder aquisitivo, basicamente determinado pelo crescimento da renda disponível da coletividade, tem condições de provocar a expansão da procura de determinados produtos e serviços. O Portal de Notícias da Globo (G1-Economia e Negócios) publicou em 9 de janeiro de 2010 a reportagem “Economia aquecida deve liberar 'desejo represado' de consumo em 2010”. O teor desta reportagem estava concentrado na seguinte previsão:“A expectativa de crescimento acima de 5% da economia em 2010 deve liberar o "desejo represado" dos consumidores brasileiros. Na lista de desejos do consumidor nacional estão a renovação de televisão, geladeira, telefone celular e computador.
Segundo o Ibope, trocar a televisão está nos planos de 6,4% dos brasileiros para os próximos 12 meses. Isso quer dizer que mais de 6 domicílios de cada 100 que possuem televisão pretendem comprar um aparelho novo ao longo de 2010.
Nesta mesma comparação, diz o instituto, a taxa de renovação das geladeiras deve ficar em 5,7%, enquanto a dos telefones celulares e computadores devem marcar, respectivamente, 4,7% e 3,8%.”
Considerando que o preço de equilíbrio sofre influência da dinâmica de mercado em relação à demanda e a oferta identifique abaixo a afirmativa correta sobre o preço de equilíbrio:
Resposta Selecionada:
Corretaa. Deslocar-se-á da posição de equilíbrio inicial para um nível mais alto, se não houver possibilidade da expansão da oferta do produto.
Resposta Correta:
Corretaa. Deslocar-se-á da posição de equilíbrio inicial para um nível mais alto, se não houver possibilidade da expansão da oferta do produto.
Feedback da resposta:
O ponto de equilíbrio é representado pela igualdade das qualidades demandadas e ofertadas de um produto ou serviço específico. O desequilíbrio nesse mercado ocorre quando uma das partes está em excesso ou em escassez. Assim, com o aumento da demanda e estagnação da oferta há pressão para elevação de preços no mercado uma vez que os produtores/ofertantes desejarão elevar seus preços para aumentar seus lucros o que produzirá um equilíbrio a preços mais elevados do que o valor inicial (antes da elevação no desejo de consumo das pessoas).
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Os bens substitutos são aqueles que influenciam a sua decisão de consumo por um produto quando o outro apresenta condições pouco atrativas, ou seja, ao elevar o preço da Coca cola em relação ao preço da Pepsi cola, se você não for influenciado por preferências/hábitos de consumo, você racionalmente será induzido a aumentar a quantidade demandada de Pepsi cola. Em contrapartida, os produtos ou serviços complementares são produto ou serviços que complementam a utilização de outro produto ou serviço, isto é, ao tomar a decisão de adquirir uma impressora HP eu terei que adquirir o cartucho condizente com essa máquina/modelo, mesmo se o cartucho das impressoras Epson forem mais acessíveis não resolverá o meu problema em virtude da incompatibilidade (não se complementam) entre os produtos. Diante destas explicações sobre o conceito de bens substitutos e bens complementares suponha três bens normais (X, Y e Z). Os bens X e Y são substitutos e os bens Y e Z são complementares. Considerando tudo mais constante, um aumento no preço de X provocará:
Resposta Selecionada:
Corretac. Redução na quantidade demandada de X e aumento na demanda de Z.
Resposta Correta:
Corretac. Redução na quantidade demandada de X e aumento na demanda de Z.
Feedback da resposta:
Em virtude da elevação do preço do bem “X” e sendo o bem “Y” substituto a ele, o consumidor tenderá a desejar adquirir o bem mais acessível que neste caso será o bem “Y”. Acontece que “Z” é complemento de “Y” logo ao desejar comprar “Y” o consumidor desejará comprar, como consequência, mais do produto “Z”. Fazemos isso constantemente quando tomamos decisões de consumo embora não tenhamos consciência desta racionalidade intrinseca ao ser humano.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
A distinção entre demanda e quantidade demandada passa por fatores subjetivos que podem influenciar o desejo de consumir. Em 13 de fevereiro de 2008 foi publicada na página do IDG Now ((http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/02/13/tv-no-celular-e-desejo-de-consumo-de-44-dos-usuarios-diz-estudo) uma reportagem sobre um estudo encomendado pela empresa Ericsson e pela CNN que apresentava o desejo de consumo de 44% dos usuários da telefonia celular interessados em assistir à TV aberta no celular.
“Assistir à TV aberta no celular, um dos temas mais discutidos durante o Mobile World Congress esta semana em Barcelona, parece ser um objeto de desejo dos consumidores. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa encomendada pela Ericsson e pela rede CNN para avaliar o comportamento do consumidor em relação a esse serviço.
Os executivos de operadoras brasileiras que visitam a feira para acompanhar as últimas novidades se mostraram interessados nas demonstrações que viram até agora de plataformas de TV no telefone móvel, segundo relato de alguns fabricantes.”
O fato é que ter desejo de consumir é diferente de adquirir um produto ou serviço. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o significado, conceitual, desta distinção.
Resposta Selecionada:
Corretac. A quantidade demandada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a demanda varia quando ocorrem mudanças nas demais variáveis que afetam a demanda do bem.
Resposta Correta:
Corretac. A quantidade demandada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a demanda varia quando ocorrem mudanças nas demais variáveis que afetam a demanda do bem.
Feedback da resposta:
O consumidor ao se deparar com o preço do produto objeto de seu desejo e decidir comprá-lo, ou não, estará influenciado o resultado da quantidade demandada de um produto ou serviço. Entretanto, as demais variáveis como riqueza, propaganda... influenciam o desejo de consumir esse produto ou serviço. Ao analisarmos
...