Economia
Artigo: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elonet • 25/3/2014 • 296 Palavras (2 Páginas) • 621 Visualizações
Quando o governo procura fixar preços máximos para, apenas, uns poucos produtos, escolhe geralmente alguns basicamente necessários, sob o fundamento de que é essencial que o pobre possa obtê-lo, a custo "razoável". Imaginemos que os produtos escolhidos sejam o pão, o leite e a carne.
O argumento para tabelamento do preço desses produtos será, mais ou menos, o seguinte: se deixarmos a carne - digamos - à mercê do mercado livre, a alta será forçada pelos lanços da concorrência, de sorte que somente os ricos poderão adquiri-la. As pessoas, não obterão a carne na proporção de suas necessidades, mas apenas na proporção de seu poder aquisitivo. Se mantivermos baixo o preço, todos obterão seu justo quinhão.
Equilíbrio de Mercado – A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado. Define-se como preço de equilíbrio aquele no qual a quantidade de uma mercadoria, que os consumidores estão dispostos a comprar, é exatamente igual à quantidade que os produtores estão dispostos a oferecer.
Conseqüências de um tabelamento feito pelo governo, com a fixação do preço abaixo do nível de equilíbrio, e porque os tabelamentos costumam surtir efeito em curto prazo e não em médio prazo
1. Conseqüências de um tabelamento
• Aumento da procura da mercadoria;
• Redução da oferta da mercadoria no mercado;
• O desencorajamento da produção da mercadoria etc.
Porém, é precisamente o contrário o que os controladores governamentais a princípio pretendem com a fixação do preço abaixo do equilíbrio: É das próprias mercadorias, selecionadas para o tabelamento, que os controladores mais desejam manter abundante oferta.
...