TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  4.270 Visualizações

Página 1 de 8

SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PREÇO E QUANTIDADE MOSTRADA NA CURVA DE OFERTA, RESPONDA:

• Essa relação é positiva ou negativa? Por quê? (VALOR = 0.40)

Resposta :

Esta relação é positiva, pois para os produtores quanto maior for o preço de um bem maior será seu lucro e assim maior o incentivo para o aumento de produção e vendas .

Concluímos então que quanto maior o preço no mercado, maior o incentivo para produção e vendas ou seja de quantidade ofertada , levando assim a conclusão que a curva de oferta a quantidade sofrerá uma inclinação para cima o que significa que é uma relação positiva.

QUESTÃO 02:

TOMEMOS COMO EXEMPLO DOIS BENS COMPLEMENTARES: AUTOMÓVEIS E COMBUSTÍVEIS E DOIS BENS SUBSTITUTOS: GASOLINA E ETANOL. PARA SIMPLIFICAR, CONSIDERE QUE TODOS OS VEÍCULOS EXISTENTES EM UMA ECONOMIA SÃO TOTAL FLEX E QUE A ESCOLHA DE QUAL COMBUSTÍVEL UTILIZAR DEPENDE APENAS DO PREÇO.

COM BASE NESTAS INFORMAÇÕES, RESPONDA: (VALOR = 1.50)

a) O que pode ocorrer com a quantidade demandada de combustíveis se o preço dos automóveis aumentar, tudo mais mantido constante?

Resposta questão 2 (letra a):

Sendo o automóvel e o combustível produtos complementares, mesmo que tudo mais permanecer inalterado , o combustível terá sua demanda de quantidade diminuída pois o

aumento dos preços dos automóveis causara diminuição na demanda de quantidade destes e consequentemente diminuíra a demanda de quantidade de combustível . Aqui temos um deslocamento da curva de demanda da gasolina se deslocou para baixo ou seja para esquerda.

b) Qual o significado econômico do termo “tudo mais mantido constante” para o caso do item (a)?

Resposta questão 2 (letra b):

Corresponde a situação de um mercado onde dois produtos ligados um ao outro onde o aumento de preço de um tem influência direta para outro mesmo que este permaneça com o preço inalterado . Assim terá uma diminuição na demanda dos dois produtos

c) É possível afirmar que a elasticidade cruzada da demanda de bens complementares é negativa? Explique.

Resposta: questão 2 (letra c):

Sim é possível afirmar que a elasticidade cruzada da demanda de dois produtos complementares é negativa , pois quando a um aumento em um dos produtos o produto ligado a este sofrerá automaticamente alteração de quantidade de demanda , por que o consumo de um influência no consumo do outro. Ou seja se pegarmos o exemplo de automóveis e combustível , assim se a venda de automóveis baixar , baixara também o consumo de combustível o que uma demanda de quantidade negativa para ambos os produtos .

d) O que pode ocorrer com a quantidade demandada de etanol se o preço da gasolina aumentar, tudo mais mantido constante?

Resposta questão 2 ( letra d):

A demanda de quantidade do etanol aumentará , o consumidor irá optar pelo produto de menor preço que neste caso é o etanol , aumentando a demanda de quantidade do etanol e diminuindo a demanda de quantidade da gasolina.

e) Qual o significa econômico do termo “tudo mais mantido constante” para o caso do item (d)?

SIGNIFICA QUE SOMENTE O PREÇO DA GASOLINA VARIA, OS DEMAIS FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA DE GASOLINA E ETANOL, COMO O PREÇO DO ETANOL, A RENDA DO CONSUMIDOR, OS GOSTOS E PREFERÊNCIAS, ETC, SÃO MANTIDOS CONSTANTES.

f) É possível afirmar que a elasticidade cruzada da demanda de bens substitutos é negativa? Explique.

Resposta questão 2 (letra f):

Não , não podemos afirmar que a elasticidade cruzada da demanda de bens substitutos é negativa , pois sendo bens substituíveis , o aumento do preço de um bem fará aumentar a quantidade de demanda por outro bem com as mesmas características de preço menor ou inalterado . Assim sempre que houver baixa , aumento de preço ou preços inalterados , entre bens substituíveis , o consumidor passará a comprar o bem com menor preço , aumentando a demanda de quantidade do produto que lhe garantir melhor vantagem econômica . Por isso que a elasticidade cruzada da demanda será sempre positiva e não negativa

QUESTÃO 03:

A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA É UM EXEMPLO DE MERCADO OLIGOPOLIZADO. APONTE 04 CARACTERÍSTICAS DESTA INDÚSTRIA QUE CONFIRMEM SUA CLASSIFICAÇÃO COMO OLIGOPOLISTA. (VALOR = 1.00)

Resposta questão 3 :

Empresas automobilísticas , são empresas que são representadas internacionalmente , fazem investimentos altos em novas tecnologia , tem estrutura física grande , possuem estrutura financeira e capital para manter sua estrutura , assim como também possuem marcas ou nome conhecidos e apreciados internacionalmente .

Logo podemos dizer que as características que confirmam sua classificação no mercado oligopólio é:

Atuam no mercado internacional

Investem grandes quantias em nova tecnologia.

Tem um fundamento financeiro

Porte físico grande e estável .

Nome ou marca forte no mercado , adquirido através dos anos .

QUESTÃO 04: DEFINA (VALOR = 0.60)

a) Superávit fiscal

Resposta questão 4 (letra a):

OCORRE QUANDO AS RECEITAS DO GOVERNO SÃO MAIORES QUE SUAS DESPESAS. OU SEJA, O GOVERNO ARRECADA MAIS DO QUE GASTA.

b)Déficit comercial

Resposta questão 4 (letra b):

Uma palavra de origem latina e pode se dizer que é falta , algo não completo ou negativo Déficit Comercial acontece quando o valor gasto com importações é maior do que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com