Economia
Exames: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laisantunes • 23/5/2014 • 2.159 Palavras (9 Páginas) • 13.115 Visualizações
Economia
1- “Um estudo de uma entidade britânica, divulgado nesta segunda-feira, defende que a única forma de controlar o aquecimento global é que os países ricos interrompam seu crescimento econômico. A tese defendida pela Fundação Nova Economia (NEF, na sigla em inglês) é de que, mesmo com expansão econômica reduzida, não será possível atingir a meta de aquecimento global abaixo dos 2º C, como almejado pela comunidade internacional. No relatório Crescimento, tal não é possível porque as nações ricas precisam de uma nova direção econômica. Andrew Simms, diretor da NEF, explica que ‘o crescimento econômico incessante está consumindo a biosfera do planeta além de seus limites’. Em sua visão, o custo dessa expansão aparece no ‘comprometimento da segurança alimentar global, nas mudanças drásticas do clima, na instabilidade econômica e nas ameaças ao bem-estar social’. Por isso, o mundo precisa de uma nova economia que respeite o orçamento ambiental, diz o estudo. ‘Não há um banco central global do meio ambiente para nos salvar se formos à falência ecológica’, conclui” (disponível em http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/01/25/so-estagnacao-economica-pode-reduzir-aquecimento-global-diz-estudo.jhtm, acesso em 15 de fevereiro de 2010). Segundo o texto acima, pode-se definir como problema econômico:
Res: o processo de prover o bem estar material da sociedade;
2- Muitos classificam a Economia como sendo uma ciência preocupada, fundamentalmente, com a Lei da Escassez – há sempre pouco para muitos.
Esses pensadores admitem que:
Res: Mesmo nas modernas sociedades, a Lei da Escassez está presente, independentemente do avanço da tecnologia dos povos
3- Considere as seguintes afirmações:
I – O esquimó e outros povos primitivos, se deixados à mercê, sobreviverão por um tempo considerável. Ao que tudo indica, à medida que abandonamos os povos mais primitivos, mais nos deparamos com a insegurança econômica dos indivíduos.
II – Comunidades pequenas, praticamente contidas em si mesmas, são capazes de viver com um mínimo de contato com o mundo exterior.
III – Em oposição ao que ocorre com comunidades mais primitivas, moradores de cidades grandes (como São Paulo ou Nova Iorque, por exemplo) são extremamente dependentes dos outros. Quanto mais rica uma comunidade, ou um país, mais aparente é a dificuldade de seus habitantes sobreviveram sem auxílio e solitários.
Em relação a estas afirmações, pode-se dizer que:
Res: estão corretas I, II e III
4- Sempre o homem experimentou novas necessidades ou descobriu maneiras diferentes de atender a necessidades antigas. Quando as comunidades humanas eram pequenas, acanhadas e, sobretudo, isoladas, a força da tradição de cada uma delas se fazia sentir com maior vigor, os costumes cristalizavam-se e as inovações eram tão lentas a ponto de poderem passar quase despercebidas ao longo de uma geração” (NUSDEO, Fabio – Curso de Economia – Introdução ao Direito Econômico – 2ª. edição, São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2000, pg 24. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2000, pg 24).
Esse texto procura demonstrar que:
Res: As necessidades humanas sempre foram infinitas, apenas mudando de rítmo e de características ao longo do tempo.
5- A realidade da vida econômica nos mostra que temos necessidades ilimitadas e, em contrapartida, recursos e técnicas de produção bastante limitados. Assim, o economista deve ser capaz de responder:
I. À questão sobre o que produzir, quer dizer, quais os produtos e serviços que serão colocados à disposição dos consumidores;
II. À questão sobre como produzir, quer dizer, quais os recursos e técnicas de produção que serão empenhados na fabricação de bens e serviços;
III. À questão sobre para quem produzir, quer dizer, para quem se destinará a produção de bens e serviços;
Assinale a alternativa correta:
Res: Todas as sentenças estão corretas;
6-No modelo da Economia de Mercado, o agente do tipo família:
(i) Representa as pessoas; e
(ii) Detém a propriedade dos recursos econômicos os quais são ofertados às firmas; e
(iii) Consome bens e serviços no intuito de maximizar sua utilidade frente à restrição orçamentária; e
(iv) Não está inserido em mercado de forma competitiva.
Assinale a alternativa correta
Res: Apenas as afirmativas (i), (ii) e (iii) estão corretas
7-Sobre o funcionamento de uma economia centralizada, indique a alternativa incorreta.
Res: Nas economias centralizadas, os três problemas básicos – o que e quanto, como e para quem - são determinados pelos sistemas de preços;
8-Apesar de estarmos vivendo em meio a uma crise econômica de proporções mundiais, originada especialmente a partir dos mercados financeiros, não há como contestar que a sociedade baseada no livre funcionamento dos mercados tem propiciado grandes avanços materiais à sociedade. A sociedade de mercado caracteriza-se por:
I. Incentivar o uso da propriedade privada dos fatores e meios de produção.
II. Permitir que as transações de bens e serviços sejam efetivadas com base em um rígido planejamento prévio de atividades.
III. Propiciar que as transações (trocas) sejam feitas diretamente entre os agentes econômicos, que são guiados pelos preços vigentes nos vários mercados.
Com base nessas assertivas, podemos considerar que:
Res: apenas I e III estão corretas.
9-Comércio espera por Natal aquecido, apesar de brasileiro planejar poupança, da Folha Online de 04/11/2008 (<http://www.tudoagora.com.br/noticia/10550/Comercio-espera-por-Natal-aquecido-apesar-de-brasileiro-planejar-poupanca.html>)
...