Economia
Artigo: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilmares • 27/5/2014 • 443 Palavras (2 Páginas) • 923 Visualizações
1-Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Para os Mercantilistas a base de suas riquezas eram os metais preciosos. Eles acreditavam que quanto maior fosse seu estoque mais poderoso seriam.
E para os fisiocratas a riqueza consistia na lavoura, na pesca e na mineração. Suas riquezas eram produzidas com a ajuda da natureza
2-Quem foi o mais destacados dos economistas clássicos? Qual sua principal idéia?
Adam Smith (1723-1790).
-A atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico.
-Teoria do valor do trabalho: A causa da riqueza das nações é o trabalho humano, e que um dos fatores decisivos é a divisão do trabalho.
-A produtividade decorre da divisão do trabalho.
David Ricardo (1772-1823)
-Todos os custos se reduzem a custo do trabalho.
-Teoria das vantagens comparativas: O comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.
Jonh Stuart Mill (1806-1873).
-Sintetizador do pensamento clássico.
Jean - Baptiste Say ( 1768-1832 )
-Lei de Say: A oferta cria sua própria procura, ou seja, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na de outras mercadorias e serviços.
Thomas Malthus (1766-1834)
-Excesso populacional: Ele acreditava que em quando a população crescia em progressão geométrica, a produção de alimentos seguia em progressão aritmética.
3-O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
A teoria das vantagens comparativas, criada por David Ricardo constitui importante contribuição a teoria do comércio internacional. Nela diz que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção, essa teoria enfatiza que cada pais deva produzir a mercadoria na qual seja relativamente eficiente.
4-Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principal keynesiano da demanda efetiva?
Segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say ( a oferta cria sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
5-Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, Pós-Keynesianos, Marxistas e institucionalistas.
-Monetarista: O controle da moeda e um baixo grau de intervenção dos Estado.
-Fiscalistas ou keynesianos: Uso de políticas fiscais ativas e acentuando grau de intervenção do Estado.
-Pós – Keynesianos:
...