TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Artigos Científicos: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

COMO BASE NO CONCEITO DE ELASTICIDADE-PREÇODEDEMANDA (EPD), DÊ UM EXEMPLO DE UM PRODUTO REAL (COM EPD ELÁSTICA OU INELASTICA), APONTANDO O CÁLCULO NUMÉRICO COMPATÍVEL.

CENTRO EDUCACIONAL CLARETIANO

ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

PROFESSORA: CLAUDIO OSMIR TOMAZELA

Polo Campinas-SP

19/03/2014

RESUMO

O estudo a seguir terá o objetivo de apresentar o conceito de elasticidade-preço da demanda, os fatores que influenciam através de um cálculo que é feito com base na fórmula de elasticidade-preço da demanda a variação de preço percentual de um bem, as mudanças que acontecem quando um bem sofre alterações no seu preço. na quantidade demandada de um produto ou um bem muda em resposta a uma mudança nos preços, ela está intimamente ligada ao formato da curva da demanda.

SUMÁRIO

Capa.......................................................................................................pág.1.

Resumo..................................................................................................pág.2.

Introdução..............................................................................................pág.2.

Desenvolvimento...................................................................................pág.2.

Conclusões.............................................................................................pág.3.

Referências............................................................................................pág.4.

INTRODUÇÃO

Abordaremos a seguir o conceito de elasticidade como ela influencia nas variações de preços de um bem e a quantidade demandada de um produto ou um bem muda em resposta a uma mudança nos preços, ela está intimamente ligada ao formato da curva da demanda, exemplos de variação percentual de preço e suas modificações da elasticidade-preço da demanda, quando é elástica e inelástica através de calculo, citaremos fatores que influenciam nessa elasticidade.

DESENVOLVIMENTO

Podemos afirmar que elasticidade significa a sensibilidade, ou seja, é a variação percentual de uma variável dada uma variação percentual de outra.

Elasticidade-preço da demanda consiste em uma variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual de um bem. Mede sensibilidade, a respostas dos consumidores quando ocorre uma variação de preço de um bem ou serviço, portanto ela mostra o quanto irá variar a quantidade de um bem sempre que houver modificações em seu preço. De acordo com a elasticidade-preço da demanda pode ser classificada em elástica e inelástica.

É importante sedimentar os conceitos de elasticidade e inelasticidade. Elasticidade é: além da variação de preço, a relação de oferta de um produto. Não adianta o preço variar ou simplesmente baixar, se a procura por determinado produto é baixa ou estável junto ao mercado do consumidor. Os fatores que influenciam na elasticidade-preço da demanda são:

Quanto maior o grau de utilidade do produto para o consumidor, menos elástica será sua demanda. Então para entendermos melhor elasticidade de preço da demanda, mede o aumento ou diminuição em percentagem da quantidade demandada devido a uma mudança percentual nos preços, e o quanto a quantidade demandada por um bem muda devido a uma mudança no preço daquele bem. Determinantes da necessidade preço da demanda: necessidade x luxo; disponibilidade de bens substitutos; definição do mercado; horizonte de tempo da analise. A demanda tende a ser mais elástica quando: se o bem for de luxo, quanto maior o horizonte de tempo, maior a quantidade de bem substituto, quanto mais restrito for o mercado. Quanto menos substituto do produto houver menos elasticidade será em sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com