Economia
Pesquisas Acadêmicas: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisaa_ • 26/8/2014 • 454 Palavras (2 Páginas) • 4.293 Visualizações
1) Por que razão as elasticidades da demanda no longo prazo são diferentes das elasticidades no curto prazo? Considere duas mercadorias: toalhas de papel e televisores. Qual das duas é um bem durável? Você esperaria que a elasticidade de preço da demanda de toalhas de papel fosse maior no curto ou no longo prazo? Por quê? Como deveria ser a elasticidade da demanda no caso dos televisores?
A diferença entre as elasticidades de um bem no curto e no longo prazo é explicada pela velocidade com que os consumidores reagem a mudanças no preço e pelo número de bens substitutos disponíveis. O aumento no preço das toalhas de papel, um bem não-durável, levaria a uma reação pouco significativa dos consumidores no curto prazo. No longo prazo, porém, a demanda de toalhas de papel seria mais elástica, devido à entrada no mercado de novos produtos substitutos (tais como esponjas). Por sua vez, a quantidade demandada de bens duráveis, como os televisores pode mudar drasticamente no curto prazo após uma mudança dos preços. Por exemplo, o efeito inicial do aumento no preço dos televisores poderia ser o adiamento da compra de novos equipamentos. Mais cedo ou mais tarde, porém, os consumidores trocarão seus televisores antigos por equipamentos mais novos e modernos; logo, a demanda pelo bem durável deve ser mais inelástica no longo prazo
2) As afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas? Explique sua resposta.
a) A elasticidade da demanda é igual ao grau de inclinação da curva da demanda.
Falsa. A elasticidade da demanda é a variação percentual da quantidade demandada para dada variação percentual do preço do produto. A inclinação da curva da demanda é a variação do preço para dada variação da quantidade demandada, medida em unidades de produção. Embora tenham definições similares, as unidades para cada medida são diferentes.
b) A elasticidade de preço cruzada sempre será positiva.
Falsa. A elasticidade de preço cruzada mede a variação percentual da quantidade demandada de um produto para dada variação percentual do preço de outro produto. Essa elasticidade será positiva para bens substitutos (um aumento do preço de cachorros-quentes provavelmente provocará um aumento da quantidade demandada de hambúrgueres) e negativa para bens complementares (um aumento do preço de cachorros-quentes provavelmente provocará uma diminuição da quantidade demandada de cachorros-quentes).
c) A oferta de apartamentos é mais inelástica no curto prazo do que no longo prazo.
Verdadeira. No curto prazo é difícil alterar a oferta de apartamentos em resposta a uma alteração do preço. Um aumento da oferta requer a construção de novos prédios de apartamentos, o que pode levar um ano ou mais. Uma vez que os apartamentos são um bem durável, no longo prazo uma mudança do preço induzirá os ofertantes a construir mais apartamentos (se o preço diminuir) ou adiar a construção (se o preço aumentar).
...