Economia
Artigo: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 19/11/2014 • 891 Palavras (4 Páginas) • 504 Visualizações
ETAPA N º 1 - Introdução á Economia
Passo 3
Em sua obra o professor e autor Paul Singer, livro O QUE É ECONOMIA em “Os Vários significados da Economia”, destaca três diferentes significados para o termo economia.
A primeira analise do autor é sobre o desperdiço (de como se administra um lar, como por exemplo: Não cozinhar mais do que será consumido a quantidade, comprar pelo menor preço, evita que as coisas se estraguem etc.). O segundo ponto são as várias atividades que compõem a economia de um país tais como: plantio, industrialização e comercialização, proporcionando o lucro. E por terceiro relata sobre os aspectos científicos, que visa sobre o conhecimento sobre a atividade econômica.
Singer relata que a atividade econômica enquanto ciência pode-se dividir em duas partes: marxismo e marginalista. E segundo ele são:
Marxismo – atividade econômica voltada para o social.
Marginalista – atividades externas individuais.
A economia é importante para cada dia de nossas vidas, pois visa proporcionar mudanças no mundo em relação ao consumo mediante estratégias que reorganizem formas de acesso, unindo-se com forças específicas do mercado, tais como: equiparar a crescente aproximação cultural, política, financeira e comercial entre nações. Para que essa prática também seja possível é necessária à intervenção de um profissional de relações internacionais.
A prática de um advogado da área internacional é lidar com a realidade mundial e atender a demanda social crescente. Tratar com questões de caráter internacional, devendo encontrar mecanismos pacíficos e objetivos de barreiras que separam diferentes povos e línguas, proporcionando assim uma cultura de paz entre os povos.
Em resumo ao texto de Juarez Alexandre Baldini Rizzieri “Introdução à Economia” no Manual de Economia dos professores da USP, o professor relata sobre a importância de se compreender o conceito de economia. Em seu texto o autor relata sobre os principais tópicos: problemas econômicos, método de análise científica, economia como ciência social, relação da economia com as demais áreas de conhecimento, a escassez da economia, problemas econômicos básicos, organização econômica da sociedade, economia de mercado, o papel dos preços, o Estado e a Economia de Mercado, o sistema capitalista ou descentralizado e sistema centralizado ou planificado, temas esses de suma importância para as questões rotineiras de nossas vidas.
1
Como por exemplo:
- Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação?
- Por que a alta no preço do cafezinho reduz a demanda de açúcar?
- Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança?
Dentre outros questionamentos que fazemos ao longo do tempo.
Tendo-se um entendimento sobra à ciência e os demais ramos do estudo econômico são possíveis sanar várias duvida que seja decorrente em nosso dia.
"Economia é a arte de pensar".
Apesar de especificado seu objeto, a Economia relaciona-se com as demais áreas do conhecimento humano.
Uma vez comprovadas pela evidência as leis que explicam o comportamento humano, elas passam a fazer parte do conjunto de conhecimentos que formam a Teoria Econômica.
A Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção.
A análise conjunta da escassez dos recursos e das ilimitadas necessidades humanas conduz à conclusão de que a Economia é uma ciência ligada a problemas de escolha.
Atualmente o mundo tem se direcionado as atenções às questões ligadas ao meio ambiente, direitos humanos, nacionalismos, exclusão social, fluxos de comércio e movimentos financeiros. Desta forma o profissional da área internacional é importante para executar estratégias de negociações que possibilitem viver em uma sociedade mundial mais justa e humana.
2
ETAPA N º 2 - Economia Política.
Passo 3
A interferência da economia política é secular, pois sendo a política a arte de governar,
ou o exercício do poder, é natural que esse poder tente exercer o domínio sobre
a coisa econômica. Através das instituições, principalmente do Estado, os
grupos de dominação procuram interferir numa distribuição de renda que lhes
seja conveniente.
Algumas das medidas tomadas pelo governo são:
1. Estudar as medidas necessárias à coordenação da política econômica do País, particularmente no tocante ao desenvolvimento econômico; 2. Elaborar planos e programas que visem aumentar a eficiência das atividades governamentais, bem como fomentar a iniciativa privada; 3. Analisar relatórios e estatísticas relativos à evolução dos diferentes setores da economia do País, com o propósito de integrá-los na formação da produção nacional; 4. Estudar e preparar anteprojetos de leis, decretos ou atos administrativos julgados necessários à consecução dos objetivos supramencionados; 5. Acompanhar e assistir a implementação, pelos Ministérios e Bancos Oficiais competentes, de medidas e providências concretas cuja adoção houvesse recomendado.
Historicamente, o Brasil enfrenta restrições relativas ao financiamento de seu desenvolvimento. Nossa divida é cara e financiada em prazos curtos.
3
ETAPA N º 3 TEORIA MACROECONOMICA
Passo 3
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.
A macroeconomia é composta por cinco mercados: mercado de bens e serviços, o mercado de trabalho, o mercado monetário, o mercado de títulos e o mercado cambial.
Suas principais características são medir os seguintes conceitos: * Balança de pagamentos * Taxa de câmbio * Banco central * Inflação * Moeda * Poder de compra * Política monetária * Produto interno bruto * Política fiscal
4
4
bibliografia http://exame.abril.com.br/economia/noticias/volume-importacao-atinge-novo-recorde-diz-pesquisa-573578 http://ictsd.org/downloads/pontes/pontes5-2.pdf http://portalebb.br.tripod.com/id20.html http://www.oei.es/salactsi/milton.htm
...