Economia
Artigos Científicos: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: siamara • 6/3/2015 • 5.018 Palavras (21 Páginas) • 174 Visualizações
Noções de Macroeconomia- Conceitos
- Estuda os grande agregados econômicos e como esses influenciam e são influenciados à produção e distribuição do produto/riqueza gerada pelo sistema econômico.
- É importante ressaltar que a construção da evolução do produto está diretamente vinculado ao “quantum” que os agentes/entidades econômicas estarão integradas e/ou inteirados do processo de geração dos bens e serviços que na sua somatória comporão o que será chamado de produto.
- Estes agentes ou entidades são: EMPRESAS; FAMÍLIAS, GOVERNO e o RESTO DO MUNDO.
-As EMPRESAS produzem bens e serviços e compram serviços de fatores pagando por eles remuneração conforme segue: Trabalho (L)= Salários (w) Terra+Capital(K) = Juros, lucros e aluguéis.
- As FAMILIAS : vendem serviços de fatores às demais entidades recebendo por eles remunerações conforme já demonstrado acima
GOVERNO: Representado pelas administrações diretas, nos três níveis de poder (União, Estados e Municípios), cuja função é atender as demandas da sociedade.
RESTO DO MUNDO : Países com os quais são mantidos atos econômicos.
¬- Produto, Renda e Despesa
- Produto : Corresponde ao valor total de bens e serviços finais que foram produzidos pela sociedade num determinado intervalo de tempo.
- Por produção, entende-se qualquer atividade que aumente o valor de um bem ou serviço já existente. Desse modo, considera-se produção não somente a transformação de uma matéria prima num produto novo, mas também as atividades comerciais e de prestação de serviços em geral, inclusive as de intermediação financeira.
- Por outro lado, não são consideradas no cálculo do Produto as transações que envolvam troca de ativos que não tenham sido produzidos no período corrente, como, por exemplo, prédios ou automóveis usados.
- Bens e serviços finais : são aqueles que irão satisfazer diretamente as necessidades de seus usuários, não sendo utilizados como insumos na produção de outros bens .
- Renda corresponde ao somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção como retribuição pela utilização de seus serviços nas atividades econômicas.
- A Despesa é o total dos gastos efetuados pelos agentes econômicos na aquisição dos bens e serviços finais produzidos pela sociedade.
- Uma identidade fundamental na contabilidade social é a de que: Produto=Renda=Despesa
Identidade Contábil
- Produto = Renda = Despesa
- Hipóteses:
- Economia a dois setores, ou seja, economia sem governo e sem resto do mundo (economia fechada). Temos então famílias e empresas.
- Existência de apenas três empresas (A, B e C) na economia.
- Não existe estoque . Toda produção é vendida.
- Famílias: Não existe poupança. Toda a renda é consumida.
EMPRESA A :
DESPESAS : receitas
- Pagamentos a fatores de produção vendas á empresa B 200
- Salários 100 ------
total : 200 - Juros 30
- Aluguéis 20
- Lucro 50
--------
- Total : 200
EMPRESA B
DESPESAS : RECEITAS :
- Compras da Empresa “A” 200 VENDAS A EMPRESA “C ’’ 220
- Pagamentos a fatores de produção VENDAS AOS CONSUMIDORES
- Salários 90 FINAIS 160
- JUROS 10
- Aluguéis 15
- Lucro 65 180
- Total 380 TOTAL 380
EMPRESA C
DESPESAS RECEITAS :
Compras da Empresa “B” 220 VENDAS AOS CONSUMIDORES FINAIS 520
- Pagamentos a fatores de produção
- Salários 160
- Juros 20
- Aluguéis 5
- Lucro 115 300
Total 520 TOTAL : 520
Conta das Empresas :
DESPESAS RECEITAS
- Compras das Empresas 420 VENDAS ÁS EMPRESAS 420
- Pagamentos a fatores de produção VENDAS AOS CONUSMIDORES FINAIS
- Salários 350 680
- Juros 60
- Aluguéis 40
- Lucro 230 680
- Total 1.100 TOTAL : 1.100
Conta das Empresas :
DÉBITO
...