Economia
Ensaios: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tons11 • 14/3/2015 • 1.696 Palavras (7 Páginas) • 169 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Valinhos – EAD
Curso de Administração.
Atividades Práticas Supervisionadas.
Relatório da Faculdade Anhanguera Educacional – EAD
Disciplina: Economia.
Tutora Presencial: Prof.ª Andrea Jordão Fabiano.
Professora EAD: Prof.ª Renata M.G.Dalpiaz
Nota
Valinhos, Outubro de 2013.
SUMÁRIO
Introdução...................................................................................................................3
Etapa 1 - Economia.....................................................................................................4
Etapa 2 - Custo de formação de preço e venda .........................................................6
Etapa 3 - Informações macroeconômica da região monetária de campinas ..............10
Etapa 4 - Política Monetária e Política Fiscal do Governo Federal...........................12
Conclusão................................................................ ................................................. 14
Referencias bibliográficas......................................................................................... 15
INTRODUÇÃO.
Neste trabalho iremos apresentar alguns dos conceitos da economia.
O objetivo de estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
A economia esta presente no nosso dia-a-dia como: aumenta de preço, desemprego, diferenças salariais, taxas de juros e entre outros.
ETAPA 1 – ECONOMIA
Escolhemos o ramo de transporte que atua na área de fretamento continuo de funcionários onde os clientes são normalmente as grandes empresas que preocupadas com a redução de custo e pontualidade dos seus colaboradores procuram esse serviço que tem por beneficio a qualidade e rapidez no transporte de seus funcionários, que por sinal, vem crescendo em grande escala nos últimos cinco anos, ajudando a evitar aglomeração de veículos no Transito. Outro agravante que ajudou o crescimento dessa prestação de serviço são as freqüentes greves do transporte publico, levando assim as empresas a buscarem alternativa, fazendo com que esse serviço fosse mais valorizado pelas mesmas. Já nas excursões que abrange outra escala de consumidor, podemos dizer que os principais motivos do aumento da procura também se baseiam na segurança e facilidade de locomoção deixando seus passageiros mais a vontade em suas ações. Ex. com a lei seca em vigor, os jovens acabam locando esse serviço para que eles possam ter a liberdade de beber com consciência. Esse serviço geralmente e procurado por escolas, idosos e jovens, para passeios turísticos, festas entre outros, onde o custo acaba sendo mais acessível uma empresa de médio porte geralmente efetua compra de veículos uma vez ao ano com um custo em torno de R$ 170.000,00 por veiculo que buscam junto aos bancos o financiamento – Leasing. Entre as principais despesas esta o combustível, onde a compra e programada uma vez por semana em grande quantidade, gerando um gasto em torno de 25% do faturamento mensal. Outras despesas que são prioridades para a manutenção geram um gasto em torno de 10%. Somando todos os gastos básicos em relação aos veículos e o funcionamento geral da empresa e gasto em torno de 60% do seu faturamento mensal.
O valor total das vendas varia em relação à época, ou seja, o fretamento continuo não altera os valores, pois são contratos firmados e quitados mensalmente, porem o fretamento eventual que são as excursões já tem variação em relação à época. Ex. nos meses de julho, dezembro e janeiro as vendas caem devido o período de férias. O valor mensal total gira em torno de R$ 1.200.000,00.
Hoje em dia o consumidor esta mais exigente quanto à escolha de transporte. Por causa da grande extensão de empresas que prestam o mesmo serviço, existe a lei de oferta e procura, gerando entre as empresas um leilão em relação ao valor.
Os clientes buscam mais qualidade, menor preço, melhores atendimento e conforto com veículos mais novos e mais modernos, equipados com ar condicionado, frigobar, som TV DVD, e WC.
Na área de transporte a grande influencia da economia pelo lado negativo e o aumento do combustível que leva ao aumento de preço, pelo lado positivo são os reajustes na tarifa do transporte publico, que levando as empresas a buscarem alternativo do fretamento continuo.
Na região de campinas podemos citar algumas empresas nesse segmento:
Transmimo, Rápido Luxo Campinas, Capellini, VB, Exclusiva, Zanca, JC Turismo, Qualitat, Vesper, Lira, Tel Turismo, Branca de Neve, Viação Princesa doeste, Vitale.
Segue abaixo um gráfico do crescimento desse segmento dos últimos cinco anos.
ETAPA dois.
CUSTO E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA
O direcionamento dos custos de uma empresa, se não forem bem conduzidos podem se tornar o “calcanhar de Aquiles” da empresa. Ou seja, o ponto fraco, a fraqueza ou a vulnerabilidade. Para alcançar o sucesso é preciso mais que uma idéia brilhante. É preciso buscar um valor diferenciado no mercado. No aspecto geral temos dois custos; Custos fixos e variáveis.
CUSTOS FIXOS – São aqueles conhecidos também como custo de estrutura e tem seus valores fixos. São eles:
- Alugueis e IPTU
- Salários dos funcionários
- água, luz, telefone, informática
- Segurança e Vigilância
- Pro Labore
...