TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Monografias: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

2-DESENVOLVIMENTO.

A concentração de mercado é uma variável importante para a definição de conduta da firma. Se a concentração for muito elevada, Por exemplo, o grau de independência entre as firmas aumentará, elevando a probabilidade de colusão. A estabilização da moeda, proporcionada pelo Plano Real, possibilitou, por um lado, um substancial incremento no faturamento das empresas do setor de supermercados e, por outro impôs a necessidade de implementar mudanças no posicionamento estratégico das empresas. Além do mais, a estabilização também propiciou o acesso ao mercado de consumo de um público de baixa renda, aumentando ainda mais o potencial deste mercado.

O Plano Real houve um aumento na entrada de redes supermercadistas estrangeiras no país, evidenciando um aumento de concentração de mercado neste setor. Aguiar e Silva (2002), apontaram um aumento expressivo nos processos de fusões dentro do setor de supermercados em meados da década de noventa, principalmente, com ascensão das redes estrangeiras Carrefour (francesa), WalMart (norte-americana), Sonae (portuguesa) e Royal Ahold (holandesa).

A entrada de redes estrangeiras trouxe modificações profundas no market-share do setor supermercadista brasileiro, uma vez que as gigantes varejistas estrangeiras realizam maciços investimento no País, através de abertura de novas lojas, aquisições e fusões.

O Estado do Rio Grande do Sul se constituiu num pólo de atração destes investimentos, que gerou modificações estruturais neste setor. Ressalta-se que somente a rede holandesa não atua no Estado do Rio Grande do Sul, as demais redes apresentam-se expressivamente atuantes em Porto Alegre e no Estado.

Objetiva-se neste estudo apontar as principais modificações estruturais ocorridas no setor de supermercados do Estado do Rio Grande do Sul, evidenciando a conduta e desempenho das empresas, e, calcular o grau de concentração deste setor.

Podemos perceber agora os três tipos de indicadores de concentração de mercado, com base nos dados fornecidos pela AGAS e ABRAS, que seguem abaixo discriminados.

1) Índice de Concentração – Ck

Este índice retrata a participação das “k” maiores empresas no mercado, considerando a somas das suas participações nesse mercado, ou seja, seu market-share.

Se por exemplo, tivermos C4, então estaríamos considerando a soma das participações das quatro maiores empresas do setor supermercadista do Rio Grande do Sul.

Fórmula:

k

Ck   si

i

Onde:

si = a participação de mercado da empresa i

k = o número de empresas selecionadas do mercado

2) Índice de Concentração de Herfindahl-Hirschman - H

O índice acima é calculado considerando a soma quadrados das parcelas de mercado pertencentes a cada empresa. Este índice pode ser expresso na forma percentual ou decimal. Se o índice H for expresso em forma decimal, o resultado irá varia entre zero e um. Quanto mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com