Economia
Exames: Economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 02846626154 • 17/3/2015 • 306 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
17/03/2015 09h23 - Atualizado em 17/03/2015 09h23
Governo pode ter força-tarefa para antecipar operação de eólicas
Usinas podem adiantar geração de cerca de 450 MW médios em 2015.
Medida vai contribuir para aumentar a oferta de energia no país.
Fábio Amato
Do G1, em Brasília
Em São Miguel do Gostoso, a praia divide o cenário com os aerogeradores (Foto: Felipe Gibson/G1)
Em São Miguel do Gostoso (RN), a praia divide o cenário com os aerogeradores (Foto: Felipe Gibson/G1)
Depois de recorrer à energia de geradores instalados em grandes indústrias e até shoppings, para aumentar a oferta de eletricidade no país – e tentar evitar um novo racionamento – o governo deve colocar em prática uma força-tarefa para acelerar a liberação de documentos que vão permitir a antecipação da entrada em operação de parques eólicos, que produzem energia por meio do vento.
saiba mais
Energia eólica se expande, mas tem atrasos em linhas de transmissão
11% da energia será gerada por vento daqui a 10 anos, prevê EPE
A medida vem sendo negociada pelo Ministério de Minas e Energia e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Na quinta-feira (12), uma reunião foi realizada em Brasília para discutir as ações necessárias para viabilizar essa antecipação.
De acordo com a presidente da associação, Elbia Silva Gannoum, o setor tem condições de adiantar em até 5 meses a entrada em operação de até 1 GW (gigawatt) em potência instalada, capaz de gerar cerca de 450 MW (megawatts) médios, energia que equivale a pouco mais que dois meses de consumo de uma cidade como Brasília.
Essa eletricidade será produzida por cerca de 30 parques eólicos na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, cuja construção foi contratada em leilões feitos pelo governo federal. Eles deveriam entrar em operação entre setembro e dezembro de 2015 mas, segundo Elbia, estão com as obras adiantadas e podem começar a gerar energia entre junho e novembro.
...