Economia Da China
Artigo: Economia Da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelosmanioto • 4/4/2014 • 794 Palavras (4 Páginas) • 264 Visualizações
Atividade Colaborativa: Desenvolvimento Econômico da China
A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 8,28 trilhões em 2012 (com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de15% da economia mundial.
Vejamos os principais dados e características da economia chinesa:
Seus principais produtos agrícolas são o arroz, a batata doce, o trigo, o milho, a soja, a cana-de-açúcar, o tabaco, o algodão em pluma, a batata, os legumes e as verduras. Na pecuária destacam-se equinos, bovinos, búfalos, camelos, suínos, ovinos, caprinos, aves e etc. O seu forte em mineração é o carvão, o petróleo, o chumbo, o mineiro de ferro, o enxofre, o zinco, a bauxita dentre outros.
Na indústria destacam-se o têxtil (algodão), matérias de construção (cimento), siderúrgica (aço) e equipamentos eletrônicos.
Os principais produtos que a China exporta para o Brasil são produtos têxteis, vestuários, equipamentos de automação, calçados, brinquedos, produtos plásticos e eletrodomésticos dentre outros.
A China foi o principal país de destino das exportações brasileiras de soja, tendo essas operações representado 27,19% do total exportado. O mesmo ocorreu com as exportações de minério de ferro, que representaram 19,5% do total exportado. Quanto ao óleo de soja, a China foi o terceiro país de destino, com 15,97% do total exportado.
As razões para a elevada concentração da pauta nesses produtos foram as seguintes:
A soja e o óleo de soja são itens que fazem parte dos hábitos alimentares dos chineses, uma vez que são utilizados, respectivamente, na fabricação do "tofu", "shoyu" e do óleo de cozinha.
A demanda da China por matérias-primas como o minério de ferro decorre do fato de o seu modelo de crescimento econômico ser baseado no uso intensivo de tecnologia moderna e no baixo custo da mão de obra especializada. A questão do suprimento de minério de ferro para a China é muito importante, pois esse produto é usado na fabricação de aço, o qual possui intensa procura no país.
Ocorre, porém, que o minério produzido pelas minas chinesas contém apenas 30% de teor de ferro, o que confere uma vantagem comparativa ao produto brasileiro no mercado chinês.
O crescimento econômico da China requer um enorme consumo de produtos siderúrgicos, os derivados do aço, cuja demanda alcançou 160 milhões de toneladas métricas. Por isso, a maioria das siderúrgicas estrangeiras dirigiu-se para o mercado da China, o maior comprador mundial, com importações de 25 milhões de toneladas métricas do produto.
As siderúrgicas brasileiras são competitivas nesse mercado. Concentração de produtos na pauta de exportação determina a concentração das empresas. Assim, as firmas que se tornaram as maiores exportadoras foram as que venderam soja, óleo de soja e minério de ferro para o mercado chinês.
A busca da redução de custos
...