Economia E Seus Precursores
Monografias: Economia E Seus Precursores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucieli1 • 20/11/2013 • 583 Palavras (3 Páginas) • 737 Visualizações
Economia e seus precursores.
Antigamente as primeiras referencias conhecidas á economia apareciam no trabalho de Aristóteles, Platão e Xenofonte que aparentemente cunhou o termo economia no sentido de bens privados.
Em seguida se deu o Mercantilismo, que possui preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação.Com essa preocupação o mercantilismo acabou estimulando guerras, mantendo a poderosa presença do Estado em assuntos econômicos.
Em reação ao mercantilismo surgiu a fisiocracia um a desnecessária regulamentação governamental, tudo o que fosse contra ela seria desnecessária.
Pensadores clássicos da economia.
Adam Smith- o pai do liberalismo econômico, tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.
Smith entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico
A ideia era clara. A produtividade decorre da divisão de trabalho, e esta por sua vez decorre da tendência inata da troca , para ele o papel da economia deveria corresponder apenas a proteção da sociedade mas não a intervenções nas leis de mercado e consequentemente na pratica econômica.
- "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."
David Ricardo- considerado um dos maiores economistas do seu tempo, além de ser cotado como legítimo sucessor de Adam Smith na divulgação da Economia Política, David Ricardo foi o criador da teoria da lei de ferro dos salários, além de suas obras atingirem áreas como política monetária, teoria dos lucros, do valor e do comércio internacional, David Ricardo teve um nível de abstração muito superior a de todos de sua época. Embora tenha sofrido influencias dos problemas em que a Inglaterra passara, ele conseguiu organizar suas ideias para que estas alcançassem patamares que foram além de seu tempo.
John Stuart Mill, Para Stuart Mill, quatro regras metodológicas são fundamentais para o bom uso da indução, capazes de levar a resultados seguros e ao conhecimento do mundo objetivo: (a) concordância entre os fenômenos; (b) a diferença entre eles; (c) a regra dos resíduos; e (d) a regra das variações concomitantes. Por meio dessas regras, segundo Mill, é possível chegar-se às relações de causalidade entre os fenômenos, estabelecendo-se os antecedentes invariáveis e incondicionais. Foi o sintetizador do pensamento clássico seu trabalho foi o principal texto utilizado para o ensino da economia.
Jean-Baptiste say- A oferta cria sua própria procura. A lei de SAY é um dos pilares da macroeconomia clássica, Say estava certo de que o empresário era “necessário para pôr em movimento todo o tipo de indústria, qualquer que seja. Isso corresponde a dizer, a aplicação do conhecimento adquirido para a criação de um produto para
...