Economia Fundamental
Artigos Científicos: Economia Fundamental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: evandromangueira • 4/10/2013 • 625 Palavras (3 Páginas) • 451 Visualizações
Oferta : é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo.
Demanda : é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo ( procura) .
Variaveis que afetam a oferta e a demanda :
- A quantidade ofertada de um bem;
- O preço dos bens concorrentes a este;
- O custo de produção destes bens.
- A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.
Papel dos preços relativos : Preço de um bem em relação aos demais ( preços absolutos )
- Campo de atuação na Teoria Microeconômica: Preocupa em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção.
- Antitruse : è o uso do poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou no caso da informática eliminar a concorrência.
-Mais destacado da economia clássica: Adam Smith- que defendia a desregulação.
- O que mostra a curva de possibilidades de produção: A capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pelo emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos que impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade , que terá de fazer escolhas entre opções de produção. Devido a escassez de recursos, a produção total de um pais tem um limite maximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, qndo todos os recursos disponíveis estão empregados.
-Bens de capital : são utilizados na fabricação de outros bens, mas nãos e destaca, totalmente no processo produtivo, é o caso de makinas e ekipamentos. . São usualmente classificados no ativo fixo das empresas e uma de suas características é contribuir para a melhoria da produtividade da mão de obra.
- Bens de consumo: destina-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, posem ser classificados como duráveis ou não- duráveis.
- Bens intermediários: São transformados ou agregados na produção de outros bens , são consumidos totalmente no processo produtivo. Diferenciam-se dos bens finais, que são vendidos para consumo ou utilização final. Nos bens de capital, como não são consumidos no processo, são bens finais e não intermediários.
- Fatores de produção : chamados de recursos de produção da economia, são constituídos pelos recursos humanos ( trabalho e capacidade empresarial), terra,capital e tecnologia.
- Ley de Say – Com a lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda, pois a dinâmica econômica, se da sob a ordem da produção: td q for produzido gerara uma demanda suficiente para absorver estes produtos. A aceleração da produção irá dinamizar o processo de troca. Ao gerar mais produtos emprega mais pessoas, aumentando o nível e renda da população e com isto o consumo aumenta ( ciclo virtuoso do processo de geração de renda e de emprego).
Keynes ( 1883- 1946) diz que o papel do Estado é fundamental
...