Economia Para Executivos
Trabalho Universitário: Economia Para Executivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sventura • 10/9/2013 • 6.752 Palavras (28 Páginas) • 426 Visualizações
Trabalho de Economia para Executivos
1) O que você entende pelos seguintes conceitos de economia, listados abaixo?
a) Macroeconomia
R. Analisa o comportamento da economia como um todo por meio de preços e quantidades relativas. Faz parte dela os movimenos globais nos preços, na produção ou no emprego. No geral a macroeconomia trata as expectativas adaptativas, balanço de pagamentos, Banco Central, moeda, inflação, dinheiro, contabilidade nacional, politica orçamental, politica monetária, paridade de poder de compra, propensão marginal a consumir e expectativas racionais é a recessão, desemprego, monetarismo, nova economia classica, metas de inflação e economia politica.
b) Microeconomia
R. Estuda o comportamento de cada unidade econômica do sistema, por meio de preços e quantidades relativas. Este estudo é feito atavés do custo de oportunidade, análise custo-beneficio, duopólio, equilibrio de mercado, economia de escala, economi de escopo, comércio, utilidade esperada , teoria do equilibrio geral, curva de indiferença, custo marginal, oferta e demanda, elasticidade, discriminaçao de preços, excedente econômico, demanda agregada, lei da escassez, teoria ao consumidor, monópolio, monopólio bilteral, monopsônio, oligopólio, preferência, superavit, bem público, retorno de escala aversão ao risco, lei da escassez, escassez, teoria da escolha social, custos irrecuperáveis, incerteza, utilidade, preços mínimos, forma de mercado, falha de mercado e teoria da firma.
c) Sistemas de Contas Nacionais
R. O Sistema de contas nacionais (SNC) ou a contabilidade nacional (CN) é um instrumento que representa, sintetiza e quantifica as transações realizadas de uma economia. Apesar de partilhar muitas caracteristicas com a contabildade nacional é chamada de contabilidade social.
As contas nacionais representam de uma maneira geral a produção, o rendimento e a despesa dos agentes econônimos debtro de uma economia, incluindo as transações com o resto do mundo, e a sua riqueza. O sistema de contas nacionais tanto registra fluxos como stocks no final do período, assegurando que os fluxos coicidem com os novos stocks.
Na contabilidade nacional, há uma grande variedade de agregados como o produto interno bruto, o mais conhecido o rendimento disponivel, a poupança e o investimento. A medição e o desenvolvimento destes agregados macroeconômicos ao longo do tempo é objeto de interesse para os decisores politicos e econômicos. Outros dados, com as tabelas de input-output mostram como as indútrias interagem entre si durante o processo produtivo.
d) Balança de Pagamentos
R. O balanço de pagamentos de um país é o levantamento sistemático de todas as transações correntes que ocorrem durante um determinado período de tempo entre residentes ( pessoas física, jurídicas, instituições sem fins lucrativaos e entidades governamentais ) e os não residentes. O balanço de pagamentos registra as transações ex-post, agrupadas em 2 categorias que seria as correntes e capital. Nas corresntes trata-se do fluxo real de bens e serviços e os pgamentos correspondentes as receitas e despesas ralizadas. Já a categoria capital tratá-se dos créditos e débitos resultantes dos fluxos reais, com variações de crédito, débito ou em suas reservas monetárias internacionais.
2) Do ponto de vista dos vendedores, quais os quatro principais tipos de mercado e como eles diferenciam ? Não se esqueça de ilustrar sua resposta com exemplos. ( Apostila e Livro)
R. Os 4 mercados são:
Mercado de concorrência perfeita, há um grande número de compradores e vendedores, os mesmos tem influência negligenciável sobre preços. Estabalecido o preço de mercado ninguém terá razões para cobrar menos e, se cobrar mais, os compradores mudam de vendendor. Livre de entrada e saída de compradores e vendedores. Homogeinidade dos produtos. Exemplo:bolsa de valores e feira livre.
O preço de equilibrio do mercado é determinado pelo encontro das usrvas de demanda e oferta.
O gráfico a seguir evidencia a situação de uma empresa operando em um mercado de concorrência perfeita.
Mercado de concorrência monopolistica, há um número mais restrito de vendedores no mercadoa diferenciação do produto ocorre por intermédio da marca. Exemplo: podutos de higiene, jenas e etc.
Em um mercado monopolista a curva de demanda das empresas é a curva de demanda do setor.
Mercado oligopolista há um número restrito de venedores no mercado, divisão do mercado entre os produtos, política de preços e comercialização combinada entre os produtores. Exemplo: indústria automativam cimentria etc,
Monopólio há apenas um vendedorde bens ou serviços. Exemplo: correios para certos tipos de correspondencia.
3) Em um mercado de concorrência perfeita, quais os fatores que influenciam na demanda e na oferta de produtos e serviços ?
R. O principais fatores são:
As preferências dos consumidores e seu nível de informação;
O preço do produo em quastão;
Os preços de produtos relacionadas, substitutos ou complementares;
A renda dos consumidores;
A disribuição de renda;
A disponibilidade de crédito;
O total da população;
A disponibilidade de crédito;
As politicas governamentais, como impostos, subsidios;
As expecttivas de renda e de preços futuros etc.
A teoria de demanda concentra-se em quatro de seus determinantes, quais sejam; preço e produto, preços de produtos relacionados, renda dos consumidores e suas preferências.
4) O que você entende pelos seguintes conceitos:
a) Elasticidade-preço da demanda
R. Mede a reação potencial dos consumidores com relação a variação de preços do preços. Refere-se à sensibilidade da quantidade demandada de um produto em relação a uma variação em alguns dos fatores que determinam sua demanda.
b) Elasticidade-preço da oferta
R.
...