Economia Política
Tese: Economia Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: merlinmaia84 • 14/10/2014 • Tese • 646 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
1- Analisando a situação acima e pensando como um teórico do modelo liberal, explique as razões para este tipo de situação, justificando a sua resposta em no mínimo 10 linhas. Fundamente-se utilizando outras fontes de pesquisa e leitura, citando-as corretamente. (3,5 pontos)
A baixa participação do Estado em programas de melhorias sociais, resulta na pobreza crônica que continua sendo o maior obstáculo para satisfazer as necessidades, a proteção e a promoção dos direitos das crianças.
Com relação à miséria e as desigualdades, a doutrina liberal acredita que a pobreza do homem tem origem em seu fracasso pessoal. Para que pudesse superar essa situação de penúria, o pobre deveria ter uma postura colaborativa para com seus patrões tendo o cuidado em preservar os seus bens e dar o máximo de sua força de trabalho na produção de mais riquezas. Concomitantemente, lhe seria exigida paciência e fé enquanto virtudes que o ajudariam na superação de sua condição.
2- Analisando a situação e pensando como um teórico do modelo Keynesiano, explique qual seria o papel do Estado para solucionar este tipo de situação, justificando a sua resposta em no mínimo 10 linhas. Utilize outras fontes de pesquisa e leitura para fundamentar sua resposta. (3,5 pontos)
É preciso que haja intervenção estatal na economia, principalmente em áreas onde a iniciativa privada não tem capacidade ou não deseja atuar. A iniciativa da UNICEF para tentar solucionar este tipo de situação é a criação de uma estrutura internacional favorável para as estratégias nacionais de redução da pobreza para cumprir e proteger os direitos e promover o bem-estar das crianças. A menos que os benefícios do desenvolvimento social e econômico estendam-se a todos os países, um número crescente de pessoas em todos os países, e inclusive regiões inteiras, continuarão à margem da economia mundial.
Nesta situação é de fundamental importância à interferência do Estado, como fonte de promoção do desenvolvimento econômico e social. Pois tem papel fundamental de estimular a economia em períodos de crise econômica.
Defendendo também medidas econômicas que visem à garantia do pleno emprego, o qual alcançaria o equilíbrio entre demanda e capacidade de produção. Pois melhorando a qualidade de vida da população em geral, ampliando as condições para acesso á educação de qualidade, saúde e segurança, promoveria bem estar social, gerando lares dignos, os quais refletiriam também na qualidade de vida e direitos das crianças e adolescentes.
“Relatório da Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre a Criança
As metas das Nações Unidas para o Milênio”
3 – No livro didático estudamos o Neoliberalismo. Segundo Wilson Cano, a partir do Governo Collor o neolibealismo apresenta-se como capaz modernizar a economia brasileira.
Escolha um dos pontos citados por este autor e faça com base na economia brasileira, uma análise a favor e uma análise contrária ao Neoliberalismo, justificando sua resposta. (1,5 pontos)
Favoravelmente o primeiro passo contra à inflação foi dado quando o Presidente Fernando Collor de Mello abriu o mercado interno para os produtos estrangeiros, gerando competitividade e um certo controle de
...