Educaçao Ludica
Seminário: Educaçao Ludica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sedimar • 5/9/2014 • Seminário • 645 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
Cabe a família e à escola caminharem juntas visando promover o bem estar da criança e a sua aprendizagem, tendo sempre como meta o seu desenvolvimento integral.Ao professor da educação infantil resta a importante missão de mediar e conduzir a sua atuação profissional focada na realização desses objetivos.
Nas décadas de 50 ,60 e 70 a educação foi fortemente disseminada como fonte de desenvolvimento. A expansão da escola vinha como poderosa de integração social.A disciplina rígida, exigia-se obediência completa tanto na sala de aula, de estudo, no recreio, prova disto é a postura dos alunos nas fotos.
O uniforme é um elemento próprio da cultura escolar. É através dele que o aluno exibia seu pertencimento a determinada escola, honrando o seu nome, as cores, a tradição e o emblema da escola.
Através das fotos percebemos uma grande diferença entre a postura versus uniforme da década de 50 e dos dias atuais
Como podemos perceber na primeira foto, a postura das crianças, dependem da época em que viveram, também podemos perceber na primeira foto carteiras antigas enfileiradas, meninos e meninas com trajes de adultos, apresentando também uma separação de gênero e um comportamento rígido pertinente a época .
Já na segunda foto percebemos crianças , vestida de um modo informal ,condizente com sua idade, confortavelmente sentadas no chão , assim podemos ver que as crianças foram fotografadas na sua espontaneidade, o que não acontece na primeira foto.
Na década de 60 o material utilizado era uma cartilha contendo apenas letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto, a aprendizagem se dava, juntando-se as letras, formando sílabas para então formar as palavras. Em seguida, tendo ou não aprendido ler, passava-se para um livrinho de leitura no qual continha as mais variadas historinhas. Ficava na memória sobre as intervenções feitas por professores que só se pega no lápis com a mão direita, que o professor era autoridade máxima em sala de aula, o que falava não se discutia, e ele tinha sempre a razão. Meninas ficavam para um lado, e meninos para o outro e as vezes brincavam juntos.
Sempre com a boa postura em sala de aula sem conversar com o colega , nunca chegar atrasado, mãos e materiais bem limpos, sem orelhas nos cadernos, a letra sempre impecável.
Aprendia que tudo tinha que ser muito organizado, tinha hora para tudo, cada coisa no seu devido lugar.
Era uma turma mista onde se formava grupos de acordo com suas afinidades. Nunca falar palavrões, pois se isso acontecesse o aluno teria uma punição e poderia ser levado ate a diretoria. Através dessa atitude a escola procurava passar para o aluno hábitos de organização e educação para que o mesmo possa administrar melhor sua vida futura.
Na educação infantil a avaliação far-se-a mediante acompanhamento e registros do seu desenvolvimento sem o objetivo de promoção, mesmo para acesso ao ensino fundamental.
O conceito de avaliar na educação infantil tem o objetivo de detectar mudanças em competências das crianças que possam ser atribuídas quanto ao trabalho realizado na creche e pré escola, quanto a articulação dessas instituições com o cotidiano familiar.
Analisar as atividades propostas e como foram realizadas-locais, momentos, matérias, instruções, apoios,
...