A atividade lúdica
Tese: A atividade lúdica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MiiihChan • 2/9/2013 • Tese • 882 Palavras (4 Páginas) • 547 Visualizações
Resumo
O artigo presente foi desenvolvido após as experiências vivenciadas na Brinquedoteca do
NEDESP/CE e tem como objetivo confirmar a importância desse espaço lúdico, onde as
crianças tenham o direito e oportunidade de brincarem e a partir do brincar e do brinquedo,
exercitar suas potencialidades, adquirir conhecimento, desenvolver a sociabilidade, gerando
desta forma com a brincadeira, o desenvolvimento intelectual, social e emocional. Utilizamos
para uma melhor compreensão sobre este tema textos de teóricos que enfatizam a relevância
do lúdico e da Brinquedoteca tais como Santos, Maluf, Lopes, Almeida e outros. Em seguida
descreveremos a metodologia que é aplicada e os resultados alcançados pela Brinquedoteca
do NEDESP/CE deste a sua criação até o momento presente.
Palavraschave:
Brinquedoteca Atividade
lúdica Aprendizagem
Potencialidades
–
Desenvolvimento
Introdução
A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele
cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças,
estimulando a criatividade, a auto confiança, a autonomia e a curiosidade, devido a situação de
certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos
conhecimentos.
Construindo esse conhecimento através do lúdico a criança se desenvolve e aprende
de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornaria
a aprendizagem mais prazerosa. Friedmann afirma que “brincar é o ponto fundamental para o
desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a criança
como um ser integral” (FRIEDMANN apud RAUSCHKOLB e SCHEIFLER, 1997,150).
O artigo presente foi desenvolvido após as experiências vividas no âmbito da
Brinquedoteca do NEDESP/CE e tem como objetivo ressaltar a sua importância como um lugar
onde crianças, fazendo uso de atividades lúdicas, conseguem criar, aprender se desenvolver e
estimular suas potencialidades brincando. De acordo com Nylce Helena da Silva Cunha,
Diretora da Escola Indianópolis (SP) fundadora da primeira Brinquedoteca do Brasil,
Brinquedoteca “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o
acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico.
É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar”.
É brincando, propondo jogos que a criança irá aprender, pois são atividades
interessantes que despertam a curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, interagindo
com o meio físico e social.
A Brinquedoteca criada em 2003, é um espaço onde os alunos da UFPB do turno da
noite, podem deixar seus filhos para irem assistir suas aulas sem preocupação, pois seus filhos
estão em um ambiente construtivo, onde através de atividades lúdicas conseguem
desenvolverse
cognitiva, emocional e socialmente. Além disso, a Brinquedoteca oferece
campo de estágio para alunos da UFPB, campo de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando
pesquisas sobre diversos temas ligados ao desenvolvimento infantil e ao lúdico.
O Lúdico e a Brinquedoteca
2CENEDESPPEX01
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(1) Aluno(a)Bolsista; (2) Aluno(a) Voluntário(a); (3) Prof(a) Orientador(a)/Coordenador(a); (4) Prof(a) Colaborador(a);
(5) Servidor Técnico/Colaborador
Lúdico significa brincar. De acordo com o dicionário Aurélio, lúdico é relativo a jogos,
brinquedos e divertimentos.
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objeto em si mesmo,
produzir prazer desde a sua execução, ou seja, divertir o praticante. É brincando, propondo
jogos que a criança irá aprender, pois são atividades interessantes que despertam a
curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, interagindo com o meio físico e social.
Portanto, é importante valorizálo,
dando o tempo para que as crianças possam expressarse
ludicamente aflorando sua criatividade, fantasias, sonhos,
...