Educaçaõ á Distancia
Ensaios: Educaçaõ á Distancia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 721222 • 24/2/2014 • 913 Palavras (4 Páginas) • 322 Visualizações
Quem é o Estudante a Distância?
Estudos mostram que há uma preocupação constante em tornar a EAD cada vez mais centrada no aluno. De acordo com Belloni (2006 p. 39) "seja do ponto de vista dos paradigmas econômicos, seja desde a perspectiva das grandes definições" Para saber quem é o aluno da educação a distância é necessário analisar algumas características que lhes são peculiares. Segundo Belloni (2006):
As características fundamentais da sociedade contemporânea que mais têm impacto na educação são, pois, maior complexidade, mais tecnologia, compressão das relações de espaço e tempo. Trabalho mais responsabilizado, mais precário, com maior mobilidade, exigindo um trabalhador multicompetente, multiqualificado, capaz de gerir situações de grupo, de se adaptar a situações novas, sempre pronto a aprender. Em suma, um trabalhador mais informado e autônomo.
Hoje em dia as pessoas procuram cada vez mais sua autonomia e a auto- aprendizagem é uma das características que mais se destacam no perfil dessas pessoas. O profissional atual precisa ser versátil e estar sempre ligado a novas tendências aprimorando seu aprendizado em prol do seu trabalho e até mesmo da sua realização pessoal. Trindade, apud Belloni (1992, p. 32), define aprendizagem autônoma como um processo de ensino e aprendizagem centrada no "aprendente", e diz ainda que o professor deva assumir-se como recurso deste "aprendente".
Seria muito bom se esse fosse o perfil de todos os estudantes da educação a distância. Palloff e Pratt (2004), dizem que esse ideal de aluno está longe de fazer parte da grande maioria das pessoas que procuram esse tipo de ensino. De acordo com Renner (1995) muitos estudantes a distância tendem a realizar uma aprendizagem passiva "digerindo pacotes de informações e regurgitando os conhecimentos assimilados no momento de avaliação".
Belloni (2006) diz que a clientela potencial da educação está se modificando rapidamente tendendo a aumentar em número e a se diversificar em termos de demandas especificas de globalização e localização. Gilbert, apud Palloff e Pratt (2004) diz que:
O aluno on-line "típico" é geralmente descrito como alguém que tem mais de 25 anos, está empregado, preocupado com o bem-estar social da comunidade, com alguma educação superior em andamento, podendo ser tanto do sexo masculino quanto do feminino.
Pode se dizer que o aluno adulto da educação a distância atualmente encontra-se na fase da andragogia. Knowles (1995) define andragogia como "a arte e a ciência de ajudar adultos a aprenderem, partindo das diferenças básicas entre o Ser-adulto e o Ser-criança". Segundo este autor os adultos aprendem para uma aplicação imediata das atividades que executam, no sentido de resolver problemas.
Os jovens e as crianças aprendem com a finalidade de estocar conhecimentos. Considerando o público adulto, Knowles (1995), usando os princípios básicos da andragogia, entendendo também o modelo de curso adotado, e considerando as necessidades individuais de cada indivíduo cita os princípios desta ciência dizendo que eles permitem elaborar processos efetivos para a aprendizagem: necessidade de saber do estudante; autoconceito do estudante; experiência anterior do estudante; prontidão para aprender; orientação para aprender; motivação para aprender.
Pesquisas, porém, mostram que não há uma faixa etária definida para os cursos a distância. Palloff e Pratt (2004 p. 23) citam uma pesquisa publicada pelo National Center for Education Statistics (2002) que mostra que:
Em 31 de dezembro de 1999, 65% das pessoas com menos
...